Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

STM nega habeas de sargento da FAB preso com 39 kg de cocaína na Espanha

Defesa pedia acesso a inquérito

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

O segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso em Sevilla, na Espanha, por transportar cocaína Foto: Reprodução

O presidente em exercício do Superior Tribunal Militar, ministro José Barroso Filho, não admitiu, nesta sexta-feira (12), pedido de habeas corpus impetrado pelo advogado do 2° sargento da Força Aérea Brasileira preso na Espanha, Manoel Silva Rodrigues.

Documento

DECISÃO

PUBLICIDADE

No pedido, o advogado relata que não teve acesso nem ao número do Inquérito Policial Militar (IPM), nem ao autos do processo.

"Numa análise inicial do presente writ, verifica-se que inexiste o constrangimento ilegal ventilado pela Defesa, a saber", anotou o ministro.

O ministro argumentou que nos documentos anexados ao HC não consta requerimento à 2ª Auditoria de Brasília para acesso aos autos

Publicidade

Rodrigues foi preso no dia 25 de junho ao desembarcar em Sevilha com 39 kg de cocaína. O segundo-sargento é comissário de bordo e fazia parte de uma equipe de 21 militares que prestava apoio à comitiva que acompanhou Bolsonaro na reunião do G-20, no Japão.

Na petição, o advogado solicita à Corte Militar a concessão de uma liminar que determine o acesso aos autos. Segundo a defesa, o ministro que foi sorteado para analisar o pedido foi Péricles Aurélio Lima de Queiroz.

O pedido

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs argumenta que essa situação 'mitiga o direito de defesa constitucionalmente assegurado' de Rodrigues e que, por isso, o segundo-sargento sofre 'constrangimento ilegal'.

Segundo o documento, a defesa do militar enviou e-mail ao Comando da Aerona?utica em Brasília na segunda, 8, solicitando o nu?mero do processo e ou do IPM para se habilitar nos autos. A investigação corre sob sigilo.

Publicidade

No dia seguinte, o coronel responsável pelo inquérito informou ao advogado a circunscriça?o, a auditoria e o nome do juiz-auditor do processo, mas não teria indicado o nu?mero dos autos, segundo alega Klomfahs.

PUBLICIDADE

A defesa indica que fez nova solicitação, via endereços da secretaria da 2.ª auditoria militar da 11.ª circunscrição, mas não obteve acesso ao teor da acusação até o ajuizamento do habeas corpus.

O texto argumenta que houve 'omissão' do juiz-auditor, indicando que 'instado por meio de seu e-mail institucional, quedou-se inerte'. No pedido de soltura, Klomfahs pede que o juiz seja notificado a prestar informaço?es.

No início de julho a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o sargento e apurar eventuais ligações do militar com narcotraficantes, além das circunstâncias que propiciaram a obtenção da droga.

Quando o sargento da FAB foi preso em Sevilha, o vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, então no exercício da Presidência, classificou o militar como uma 'mula qualificada' - pela grande quantidade de drogas transportada.

Publicidade

Também no começo de julho a defesa de Manoel Silva Rodrigues indicou que preparava um pedido ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para que o governo elaborasse requerimento de extradição do sargento para julgamento do militar no Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.