Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

STJ nega habeas a ex-deputado condenado a 17 anos por fraudes contra Previdência

Defesa de Wolmar Campostrini Filho, ex-parlamentar no Espírito Santo acusado de uso de atestados médicos falsos para 'angariar potenciais eleitores', alegou que competência para julgar o caso seria da Justiça Eleitoral

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo , Fernanda Yoneya e Mateus Coutinho
Atualização:

Wolmar Campostrini. Foto: Gabriel Lordêllo/GAZETA DO POVO

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus ao ex-deputado estadual do Espírito Santo Wolmar Campostrini Filho, condenado a 17 anos e oito meses de prisão pela suposta prática dos crimes de estelionato e associação criminosa contra o INSS.

PUBLICIDADE

As informações foram divulgadas no site do STJ.

Campostrini foi acusado no âmbito da Operação Auxílio-Sufrágio, deflagrada pela Polícia Federal em 2008. Na época, o ex-parlamentar foi apontado como mentor de um esquema de compra de votos.

Segundo a denúncia, o ex-deputado, que é médico, teria participado de esquema de fraude na concessão de benefícios previdenciários, por meio do uso de atestados médicos falsos, 'com o objetivo de angariar potenciais eleitores'.

Publicidade

No STJ, a defesa alegou que, como a finalidade da conduta atribuída ao acusado não era obter vantagem financeira, mas essencialmente eleitoral, a competência para julgar o processo seria da Justiça Eleitoral.

A argumentação, no entanto, não convenceu o relator, ministro Joel Ilan Paciornik.

Justiça Federal. De acordo com o ministro, como a infração penal, em tese, foi praticada contra o INSS, está configurada a competência da Justiça Federal para julgar o processo, conforme dispõe o artigo 109, IV, da Constituição Federal.

Ainda de acordo com o ministro, a alegada finalidade eleitoral da conduta não afasta o interesse do INSS, que sofreu o prejuízo financeiro.

"Como o direito penal pune somente atos e não intenções, sem que tivesse havido a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários, não haveria que se falar na pretensão de angariar potenciais eleitores às custas do INSS", argumenta Joel Paciornik.

Publicidade

O ministro acrescentou, ainda, que eventual ocorrência de crime eleitoral será julgada, de forma autônoma, na Justiça especializada, sem interferência na ação penal relativa ao crime de estelionato previdenciário.

PUBLICIDADE

"Assim, considerando a efetiva lesão patrimonial aos cofres de Autarquia Federal, com o fim de praticar fraude previdenciária, não verifico a existência de flagrante ilegalidade que justifique o afastamento da Justiça Federal para a apuração da prática delituosa descrita na denúncia", destacou o ministro.

"Não merecem prosperar, também, as teses de violação do princípio do promotor natural e de utilização de prova ilícita por derivação, porquanto confirmada a competência da Justiça Federal, a exordial acusatória foi oferecida por parte legítima e a autorização para interceptação telefônica, bem como os mandados de busca e apreensão foram expedidos por autoridade judiciária competente."

O espaço está aberto para manifestação da defesa do ex-deputado Wolmar Campostrini Filho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.