Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

STF absolve Paulinho da Força da acusação de crimes em compra de fazenda

Ministros da Primeira Turma da Corte concluíram que não há provas de que parlamentar recebeu vantagem em negócio realizado em 1998 no interior de São Paulo para assentamento de 72 famílias de trabalhadores rurais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Fausto Macedo e Julia Affonso

PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu, nesta terça-feira, 28, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, (SD/SP), acusado na ação penal 421 de crimes de estelionato, falsificação de documento particular e falsidade ideológica. Segundo denúncia do Ministério Publico Federal, os ilícitos teriam ocorrido em 1998 no processo de compra da fazenda Ceres, em Pirajú, no interior de São Paulo, destinada ao assentamento de 72 famílias de trabalhadores rurais. Os ministros seguiram o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que considerou inexistirem provas nos autos de que o parlamentar tenha cometido os delitos.

Paulinho da Força. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

As informações sobre a absolvição de Paulinho da Força foram divulgadas no site do Supremo. De acordo com Ministério Publico Federal, o parlamentar teria inserido dados falsos e inconsistentes sobre a composição do solo do imóvel, suas dimensões e número de famílias de agricultores beneficiados para demonstrar a viabilidade técnica e econômico-financeira do projeto custeado pelo Banco da Terra.

As regras do Programa de Reordenação Fundiária previam que a Força Sindical, da qual o deputado era presidente na ocasião da compra, ficaria como responsável técnica e investiria recursos próprios na capacitação dos agricultores. O Ministério Público Federal também sustenta que a fazenda seria inviável para assentamento de agricultores, pois em sua maioria era composta por área de preservação permanente ou com solo imprestável à agricultura. Alega, ainda, que a extensão da fazenda foi alterada para maior, aumentando o preço e representando obtenção de vantagem ilícita do Banco da Terra em favor dos proprietários da fazenda.

Em voto pela absolvição do parlamentar das imputações de falsidade ideológica e estelionato, o ministro Barroso afirmou que as dificuldades para aferição do real valor do imóvel comprovadas nos autos demonstram que não se pode extrair responsabilidade do réu sobre a atuação do técnico que agia em nome da entidade sindical.

Publicidade

O relator destacou que, embora não se possa afastar a possibilidade de que o réu tivesse conhecimento dos fatos, caberia ao Ministério Público Federal comprovar sua culpabilidade ou "apontar qualquer outro liame entre ele e os pretensos beneficiários do ardil para majorar o preço da fazenda".

"Não há nos autos prova de vantagem que o réu ou a Força Sindical tenham auferido qualquer benefício com a compra da fazenda. Não há outros elementos de prova que se contraponham aos testemunhos favoráveis ao réu", afirmou o ministro ao propor a absolvição com base no artigo 386, inciso V, do Código de Processo Penal.

Quanto à acusação de falsificação de documento particular, os ministros seguiram a proposta do próprio Ministério Público Federal pela absolvição com base no artigo 386, inciso II, do Código de Processo Penal, por considerar "não haver prova da existência do fato narrado na denúncia".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.