PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Siga os políticos e suas contas em tempo real pelo Candidaturas 2016

Aplicativo foi criado pela Justiça Eleitoral e permite ao eleitor acompanhar todos os candidatos que vão disputar as eleições municipais em todo o País

Foto do author Julia Affonso
Por Mateus Coutinho e Julia Affonso
Atualização:

Os eleitores vão contar com um mecanismo importante para acompanhar os candidatos na próxima campanha. A Justiça Eleitoral lançou nesta semana o aplicativo Candidaturas 2016, que permite, pela primeira vez, acompanhar em tempo real a prestação de contas dos candidatos que vão disputar as eleições municipais de outubro.

PUBLICIDADE

Com a minirreforma eleitoral aprovada em 2015, a partir de agora todos os candidatos deverão encaminhar a prestação de contas de sua campanha para a Justiça Eleitoral a cada três dias.

Os dados vão aparecer também no aplicativo, que pega diretamente todas as informações da base do Tribunal Superior Eleitoral, e é atualizado três vezes ao dia, às 8 horas, às 14 e às 19.

Para selecionar os candidatos, basta abrir o instrumento e escolher o Estado e o município do político. É possível obter informações dos postulantes aos cargos de prefeito e vice, além de poder conhecer todos os vereadores.

Escolhido o candidato a ser pesquisado, o eleitor poderá ter acesso às informações como dados pessoais e declaração de bens e detalhes do registro.

Publicidade

O aplicativo traz ainda possibilidade de o eleitor criar uma lista de 'favoritos' com as informações dos candidatos nos quais pretende votar.

São informações disponíveis no aplicativo: nome completo do candidato, nome para a urna, número, situação do registro da candidatura, cargo, partido, coligação, link para o site do candidato e ainda informações de prestação de contas.

O mesmo conteúdo do aplicativo está disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral, onde é possível obter os dados completos dos registros de candidaturas em todo o Brasil, por meio do sistema de divulgação de candidaturas, o DivulgaCand.

A Justiça Eleitoral também disponibilizou outros dois aplicativos para acompanhar as eleições:

Agenda JE

Publicidade

O aplicativo "Agenda JE" reúne todos os acontecimentos previstos para as Eleições Municipais 2016. A ferramenta disponibiliza as datas do Calendário Eleitoral e as informações sobre o Calendário da Transparência, que tem os detalhes sobre os eventos que buscam a auditoria e a transparência no processo eleitoral. O dispositivo conta com a possibilidade de notificação automática de todos os prazos constantes do calendário. A opção pode ser desabilitada pelo usuário.

JE Processos

O "JE Processos" permite o acompanhamento do trâmite dos processos do Sistema de Acompanhamento Processual e do Processo Judicial Eletrônico. Ele também exibe os andamentos, relator do caso, origem, ementa, partes e advogados, decisões e publicações do processo. O aplicativo também tem a função de favoritar e visualizar a lista de processos desejados. O aplicativo exibe os andamentos, relator do caso, origem, ementa, partes e advogados, decisões e publicações do processo. .

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.