Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Sérgio Cabral pega 47 anos de prisão por propinas nas obras do PAC Favelas

É a sexta condenação imposta pela Operação Lava Jato ao ex-governador do Rio; preso desde novembro de 2016, emedebista acumula agora 170 anos e oito meses de reclusão

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Sérgio Cabral. Foto: Carlos Magno/Imprensa RJ

O juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal do Rio, condenou o ex-governador Sérgio Cabral (MDB) a 47 anos e quatro meses de prisão por corrupção passiva. Além do emedebista, outros sete denunciados foram sentenciados. Com mais essa condenação, a sexta imposta a Cabral pela Operação Lava Jato, o emedebista, preso desde novembro de 2016, acumula agora 170 anos e oito meses de pena.

PUBLICIDADE

'Não agi como corrupto', diz Sérgio Cabral na Justiça

Também foram condenados o ex-secretário de Gestão Wilson Carlos (6 anos e 6 meses), o ex-assessor Luiz Carlos Bezerra (5 anos e 6 meses), o ex-secretário de Obras Hudson Carlos (10 anos), o ex-diretor da RioTrilhos (4 anos), ex-subsecretário de Transportes, Luiz Carlos Velloso (7 anos), o ex-assessor Wagner Jordão (4 anos), e o empresário José Orlando Rabelo (3 anos e 6 meses).

Sérgio Cabral diz que 'se perdeu na promiscuidade das doações'

Publicidade

Documento

SENTENÇA

Segundo a denúncia da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio, embasada na delação de executivos da Carioca Engenharia, 'foi possível identificar a prática de crimes em importantes obras realizadas com recursos federais, inclusive provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento, no Estado do Rio de Janeiro (Arco Metropolitano, PAC Favelas e Linha 4 do Metrô)'.

Tribunal da Lava Jato mantém condenação de Sérgio Cabral e absolvição de Adriana

"Sergio Cabral mercantilizou da forma repugnante a funções públicas que lhe foram outorgadas por meio de uma quantidade expressiva de votos pelos eleitores cariocas, que foram traídos e abandonados à própria sorte em um Estado em que a corrupção se espraiou por todos os órgãos da administração estadual", anotou o magistrado.

COM A PALAVRA, O ADVOGADO RODRIGO ROCA, QUE DEFENDE SÉRGIO CABRAL

Publicidade

"As sentenças da 7.ª Vara Federal em face do ex-governador já não chocam apenas pelas condenações em série, mas por sua inusitada matemática e disparidade de critérios com relação a outras condenações em processos idênticos. A defesa irá recorrer da sentença."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.