PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Sarrubbo recomenda a Doria suspensão de cultos, missas e partidas de futebol

Procurador-geral de Justiça ressaltou que a suspensão das atividades religiosas coletivas e dos eventos esportivos 'torna-se imprescindível' considerando que o recrudescimento da pandemia da covid-19

Foto do author Pepita Ortega
Foto do author Rayssa Motta
Por Pepita Ortega e Rayssa Motta
Atualização:

Atualizada às 13h31*

Igreja Nossa Senhora do Brasil com fieis na pandemia. Foto: Marcelo Chello/ Estadão

PUBLICIDADE

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, recomendou ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, que 'tome as devidas providências para suspensão da realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo e de eventos esportivos de qualquer espécie, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo'.

A recomendação foi assinada nesta terça, 9, após uma reunião virtual que o PGJ promoveu para examinar decreto do governador que classificou as igrejas como atividades essenciais e poupou os templos de fecharem as portas na pandemia.

Membros do gabinete de crise da covid-19 instituído no Ministério Público paulista, líderes religiosos e integrantes do Comitê de Contingência do governo estadual participaram do encontro virtual promovido nesta segunda, 8. Na ocasião, os médicos que integram o gabinete de crise instituído pela PGJ para orientar os promotores e procuradores de Justiça no enfrentamento à pandemia apontaram a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o maior índice de transmissibilidade das novas cepas do coronavírus como fatores críticos neste momento da crise sanitária.

Publicidade

O PGJ ressaltou que a suspensão das atividades religiosas coletivas e dos eventos esportivos 'torna-se imprescindível' considerando que o recrudescimento da pandemia da covid-19 e o aumento do número diário de pessoas infectadas, de internações e de mortes levou o governo a incluir todas as regiões do Estado na fase mais restritiva do Plano São Paulo.

COM A PALAVRA, O GOVERNO DO ESTADO

O Centro de Contingência monitora a pandemia e avalia continuamente os protocolos sanitários para todas as atividades, incluindo as religiosas e esportivas.

Todos os protocolos vigentes foram validados pelo Centro de Contingência e pela Vigilância Sanitária Estadual, baseados em critérios técnicos e de saúde, e podem ser ajustados mediante parecer e recomendação dos especialistas e autoridades sanitárias.

As orientações quanto aos protocolos para atividades religiosas podem ser consultadas em: https://bit.ly/2OCG4Gi.

Publicidade

Demais protocolos estão disponíveis em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.