Pepita Ortega
22 de julho de 2019 | 08h53
A cidade de São Bento do Sul. Foto: Google Maps
A Justiça de Santa Catarina determinou que o município de São Bento do Sul pague uma indenização de R$ 60 mil reais a uma aluna de escola pública que sofreu diversos ferimentos e passou por cirurgia de retirada do baço por conta de uma briga no colégio.
A decisão foi proferida pela 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Na ocasião, os magistrados mantiveram a decisão de primeira instância, que considerava os danos morais sofridos pela jovem, mas ainda acresceram danos estéticos ao valor indenizatório, aumentando o valor a ser pago pelo município.
As informações foram divulgadas pela Assessoria de Imprensa do Tribunal.
Segundo os autos, a menina andava de mãos dados com uma amiga, na hora do recreio, quando uma colega a puxou pelos cabelos, por suas costas, e a derrubou. No chão, a vítima foi agredida com chutes e socos.
Em sua defesa, o município de São Bento do Sul pediu que a Justiça reconhecesse a culpa da agressora pelo episódio, apontando que a indenização deveria ser reduzida.
Localizada no norte do Estado, a cidade fica a cerca de 250 km de Florianópolis e, segundo o IBGE, tinha população estimada de 83,5 mil pessoas em 2018.
A desembargadora Denise de Souza Luiz Frankoski, relatora do processo, considerou que a escola não atuou para garantir a segurança da estudante da instituição de ensino, o que levou ao ocorrido.
A relatora destacou ainda que agressora deverá cumprir medida socioeducativa de liberdade assistida por pelo menos seis meses, conforme decisão no âmbito de um ato infracional.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.