Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Saiba quais as ferramentas de marketing que todo gestor deve utilizar

PUBLICIDADE

Por Éber Feltrim
Atualização:

O marketing é um processo de atração, conversão e retenção de clientes por meio da geração de valor sobre um produto, serviço ou marca, lembrando que valor não é preço. O objetivo é satisfazer as necessidades de um determinado mercado e seus consumidores para criar relacionamentos valiosos e gerar lucro por meio das vendas.

PUBLICIDADE

Você já ficou se perguntando como algumas empresas conseguem atrair clientes? O que elas fazem para se destacar no mercado? Por que um determinado produto vende tanto, enquanto outros ficam encalhados? O segredo do sucesso certamente passa pelo marketing.

A técnica não consiste em apenas vender produtos e serviços. Abrange uma série de conceitos, estratégias, canais e metodologias, que estão em constante mudança para se adaptar às transformações sociais e digitais ao longo dos anos. E para os profissionais da área de saúde, o marketing também funciona desta forma, que mesmo com as orientações dos códigos e órgãos responsáveis, é possível extrair muito.

Há oito pontos importantes no mix marketing, que ajudam a chegar no resultado esperado, sendo eles: ponto, produto, preço, promoção, evidências físicas, posicionamento, pessoas e processos.

Ao trabalhar com esse mix, e com uma visão da onde se deseja chegar, os resultados têm sido muito positivos com as experiências que vivenciamos nesses mais de 25 anos de consultoria.

Publicidade

Já se sabe que o marketing não é só propaganda, então o gestor deve utilizar muitas (eu diria talvez todas as ferramentas de marketing), mas vou citar aqui algumas essenciais:

- Benchmarking: que é o estudo da concorrência direta e indireta;

- CRM (Customer Relationship Management): que se baseia na gestão do relacionamento com o seu cliente;

- SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças): análise de ambiente que objetiva entender o cenário e identifica o posicionamento do seu negócio;

- Ações de publicidade e propaganda: existem muitas, mas jamais podemos nos esquecer do marketing digital;

Publicidade

- Identificação do seu mercado-alvo: processo de identificação de clientes com que o seu negócio atenda às necessidades;

PUBLICIDADE

- Sistema de informações de marketing (S.I.M.) e pesquisas de marketing: pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias de maneira precisa e oportuna para aqueles que tomam decisões;

- Plano de marketing: que resume o entendimento sobre o mercado com suas tendências e peculiaridades. Aponta a forma como a empresa almeja atingir seus objetivos.

Além dessas ferramentas, um bom atendimento ao cliente e gestão da equipe são essenciais para obter os resultados esperados. Para isso, é importante que sejam feitos treinamentos para padronização e personalização do atendimento, manual de conduta ética, além de todos vestirem a camisa e almejarem os melhores resultados para a clínica.

*Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios para a área da saúde. Fundador da SIS Consultoria

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.