PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Sai de cena Leandro Daiello

Mais longevo diretor da Polícia Federal, seis anos e dez meses no cargo, delegado deixa a cadeira número 1 da corporação que será ocupada por Fernando Segóvia

Por Fabio Serapião , de Brasília e e Fausto Macedo
Atualização:

Leandro Daiello. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Sai de cena Leandro Daiello Coimbra, o delegado que durante seis anos e dez meses dirigiu a Polícia Federal, o mais longevo comandante da corporação no período democrático. Sob sua gestão, a PF protagonizou as mais espetaculares operações de combate à corrupção e a malfeitos em administrações públicas, entre elas a Lava Jato, a Acrônimo, a Zelotes, a Calicute, Ararath, tantas outras.

PUBLICIDADE

+ Fernando Segóvia diretor da PF

Quando assumiu a cadeira número 1 da PF, em 2011 (governo Dilma), Daiello já pegou uma Polícia Federal protagonista e de cara nova. Muitos investigadores veteranos haviam pedido aposentadoria, outros foram "encostados" em cargos burocráticos.

A renovação em todo o País foi promovida pelo antecessor de Daiello, o delegado Luiz Fernando Corrêa, defensor da reciclagem para transformar a instituição em um braço técnico e apartidário do Ministério da Justiça.

+ Segóvia ganha apoio de entidades de classe dos federais

Publicidade

Gaúcho, doente pelo Grêmio, Daiello não tinha em seus planos profissionais tal desafio. Naquele ano de 2011 dirigia a PF em São Paulo e já estava praticamente de malas prontas para assumir a adidância em Roma, seu sonho e de sua família. Mas acabou sendo o escolhido para a direção-geral. "Troquei Roma por Brasília", dizia, resignado.

+ Procuradoria ataca PEC dos sonhos dos delegados da PF e diz que polícia deve ter 'controles rigorosos'

A PF já vivia uma fase de ações incisivas contra o crime organizado. Seis anos anos antes, havia investigado o mensalão do PT e deflagrou a Operação Xeque Mate, que investigou "Vavá", o irmão mais velho do então presidente Lula, por suspeita de ligação com caça-níqueis.

Com a mudança geral dos quadros da instituição, Daiello herdou um aparato idealista, com uma força jovem e com elevado grau de politização.

+ Delegados desejam 'sorte' a Segóvia, mas não abrem mão da lista tríplice

Publicidade

Habilidoso e conciliador, ele enfrentou inicialmente movimentos das entidades de classe. Soube contornar críticas dos sindicatos, em especial uma ofensiva da Associação dos Delegados para implantação da lista tríplice - nos moldes da Procuradoria - para escolha do seu sucessor. A lista até chegou às mãos do então ministro da Justiça (Alexandre de Moraes), mas não vingou.

A Lava Jato caiu no seu colo, em 2014, a partir de uma longa investigação do pessoal de Curitiba - base e origem da grande operação.

Ainda naquele ano, a Lava Jato chegou ao Supremo Tribunal Federal porque pegou políticos com foro privilegiado na Corte máxima. Sob a tutela de Daiello, foi criado o Grupo de Inquéritos da Lava Jato no Supremo, o GINQ.

+ Segóvia toma posse dia 20

Com o ritmo dos inquéritos apontando para senadores, deputados e governadores, Daiello foi se fortalecendo. Especialmente, porque uma eventual saída sua poderia ser interpretada como o fim da Lava Jato.

Publicidade

Resistiu a sucessivas mudanças no Ministério da Justiça. Passaram por lá, durante sua gestão, os ministros José Eduardo Cardozo, Wellington César Lima e Silva, Eugênio Aragão, Alexandre de Moraes, José Levi Melo do Amaral Júnior e Torquato Jardim. Todos mantiveram Daiello no posto, por sua lealdade e conhecimento das investigações.

Nesses quase sete anos de Daiello no comando, a PF tocou inquéritos que bateram à porta do Palácio do Planalto, tanto dos governos do PT, de Lula e Dilma, como do PMDB, de Michel Temer. Também não houve tréguas para Aécio Neves, presidente licenciado do PSDB e alvo da Operação Patmos, por suposta propina de R$ 2 milhões da JBS.

+ 'Se houver intimidação e interferência vamos resistir', avisam delegados da PF

Nenhum deles, PT, PMDB ou PSDB, teve poder para barrar a PF de Daiello.

O segredo do diretor pode ser compreendido numa declaração recorrente do ex-ministro José Eduardo Cardozo.

Publicidade

+ Efetivo maior para a Polícia Federal, defende Moro

No auge da Lava Jato, cada vez que era cobrado por aliados do governo Dilma se não tinha controle da PF, Cardozo dizia que também recebia pressão dos adversários, com a mesma reclamação. Com isso, ele mandava um recado claro a seus interlocutores: o governo não exercia ingerências sobre as investigações da PF de Daiello.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.