Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Réus do Mensalão do PSDB serão interrogados na sexta

Processo apura crimes de peculato e lavagem de dinheiro na campanha do ex-governador de Minas (1995-1999) Eduardo Azeredo (PSDB) para o Estado em 1998

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso e Mateus Coutinho
Atualização:

Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Foto: Divulgação

A Justiça de Minas Gerais vai interrogar na sexta-feira, 20, os diretores da COMIG (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, atualmente Codemig) Renato Caporali Cordeiro e Lauro Wilson de Lima Filho, réus no Mensalão do PSDB. Os processos apuram os crimes de peculato e lavagem de dinheiro durante a campanha de reeleição, em 1998, do ex-governador de Minas (1995-1999) Eduardo Azeredo (PSDB).

PUBLICIDADE

Atualmente, o caso envolve nove acusados. Eles negam envolvimento com o Mensalão tucano.

[veja_tambem]

Na Justiça de Minas, o Mensalão tucano foi desmembrado em três processos. Em um deles, Eduardo Azeredo já foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão em 1ª instância. Em outro é julgado o empresário Clésio Soares de Andrade, candidato a vice de Azeredo na época. Na terceira ação penal são sete os réus.

Os sócios das agências de publicidade DNA e SPM&B Marcos Valério Fernandes de Souza, Ramon Hollerbach Cardoso e Cristiano de Mello Paz terão audiência no dia 1º de julho, às 13h45. Eles negam irregularidades.

Publicidade

Recurso. Em 9 de maio, a defesa do ex-presidente do PSDB e ex-governador de Minas Eduardo Azeredo afirmou na apelação ao Tribunal de Justiça do Estado que a responsabilidade pela captação de recursos de publicidade de estatais mineiras durante sua reeleição em 1998 foi do publicitário Eduardo Guedes.

Guedes foi secretário de comunicação de Azeredo. Entre 2009 a 2014 ele prestou serviços à Executiva Nacional do PSDB e atuou como conselheiro e assessor próximo do atual presidente da sigla, senador Aécio Neves. O publicitário também nega atos ilícitos.

Em 61 páginas, o recurso dos criminalistas Castellar Modesto Guimarães Filho e Castellar Modesto Guimarães Neto pede a absolvição de Azeredo, condenado em dezembro de 2015 pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Azeredo foi o primeiro nome do partido condenado por envolvimento no escândalo.

Marcos Valério, um dos réus, já foi sentenciado a 37 anos de prisão em outro Mensalão, o do PT. O Supremo Tribunal Federal o condenou como operador do esquema petista no governo federal durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula.

Publicidade

O Tribunal não tem data para julgar o caso de Azeredo e, caso decida por manter a condenação o tucano pode ter de cumprir o começo da pena na prisão - recente decisão do Supremo Tribunal Federal autoriza execução de pena de prisão quando confirmada por colegiado, ou seja, já no segundo grau judicial.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.