Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Responsabilidades internacionais e internas do governo federal na fronteira com a Venezuela

PUBLICIDADE

Por Kai Michael Kenkel
Atualização:
Kai Michael Kenkel. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

"Quem está mais afortunado que seu vizinho deve construir no seu quintal não um muro mais alto, mas uma mesa mais longa". O ditado resume a lógica que rege as obrigações dos Estados face aos refugiados, codificado na Convenção dos Refugiados em 1951.

PUBLICIDADE

À luz dos acontecimentos atuais em Pacaraima/RR e outros lugares fronteiriços com a Venezuela, vale lembrar que o Brasil ratificou a Convenção, cujas diversas disposições assim estão em vigor em seu território. Entre essas tem-se a obrigação de acolher, ainda que temporariamente, toda pessoa cuja vida ou cujos direitos básicos se encontram sob ameaça no seu país de origem. Este direito independe de origem e identidade. Independe, também, das condições absolutas de quem está acolhendo-a, baseando se na relativa estabilidade do país acolhedor.

Segundo relatado neste mesmo jornal (Jamil Chade, 10 de agosto), são mais de 2,2 milhões de venezuelanos que deixaram seu país - talvez o maior movimento migratório a curto prazo na história do continente. Esta situação testa ao extremo as capacidades dos Estados mais afetados: 900 mil venezuelanos estão na Colômbia, quase 600 mil no Equador, e 380.000 no Peru.

E o Brasil? Justifica-se, no caso do gigante continental, o uso da palavra crise e o convite à exceção que este termo carrega? Do total de 2,2 milhões de refugiados, são entre 60.000 e 70.000 mil que tentaram sua sorte no Brasil. Diga-se claramente: com menos que um quarto da sua população e um terço de seu PIB, a Colômbia abriga doze vezes o número de refugiados que o Brasil aceitou.

A assimetria só cresce no caso dos vizinhos menores. Ainda mais a nível internacional, considerando os refugiados sírios: Turquia 3,5 milhões; Líbano 2,2 milhões (um terço da população total do país, com um PIB per capita semelhante); Jordânia 1,3 milhões (um sexto da população, com metade do PIB per capita).

Publicidade

Salta aos olhos que o fator determinante deste quadro, longe de ser a capacidade material dos países anfitriões, reside nas suas escolhas políticas. Na interseção das questões de identidade, soberania e segurança, a designação de um fenômeno como ameaça ou crise nunca deixa de ser uma escolha consciente que serve finalidades políticas concretas. No Brasil não é diferente.

Um olhar para a Alemanha é ilustrativo. O governo de Angela Merkel escolheu, na contramão de seus parceiros europeus, abrir as portas para um milhão de refugiados em 2016. No chão dos fatos, o custo desta medida representou menos que 1% do poderoso PIB germânico, e contabiliza pouco mais que 1% da população. Os requerentes de asilo na Alemanha apresentam uma taxa de criminalidade menor que a da população estabelecida, e os sírios, uma taxa de escolaridade, inclusive de pós-graduação, maior que a da população alemã, já entre as mais altas do globo. Ressalta-se que esta relação se reproduz, mutatis mutandis, entre os refugiados no Brasil.

Estes fatos não impediram que o fluxo migratório fosse recebido por uma parte significativa da população alemã como ameaça identitária e econômica. Isso se reflete na subida do partido xenófobo AfD, que alcançou quase 13% nas eleições parlamentares federais de 2017 - fato inédito para um partido de extrema-direita na Alemanha pós-guerra. O sucesso desse recurso ao populismo étnico-nacionalista se deve parcialmente à falha do governo Merkel em difundir os fatos reais e suas políticas de integração. Igualmente faltou a conscientização sobre as incontornáveis obrigações jurídicas internacionais da Alemanha para com os refugiados.

O ponto relevante para o Brasil é o seguinte: é tarefa inerente ao Governo Federal articular efetivamente as responsabilidades internacionais do País e as necessidades internas dos cidadãos brasileiros. As imagens dessa semana demonstram que a precariedade da infraestrutura pública - já para os residentes regulares - das regiões fronteiriças brasileiras é tão inegável quanto a gravidade da situação dos migrantes. Face aos desafios enfrentados em Pacaraima, Brasiléia, e tantos outros bastiões limítrofes, a pergunta "quem cuida dos brasileiros" é legítima - embora não nos isente da responsabilidade de cuidar igualmente dos vizinhos em situação emergencial.

Quem deve cuidar de ambos são os governantes eleitos da nação brasileira, sobretudo a nível federal. É sua atribuição não só prover às autoridades subordinadas os meios de responder dignamente a todos os necessitados, locais e estrangeiros, mas de articular uma resposta política coerente ao fenômeno geral - sempre mais premente e crescente - da migração. Neste sentido, a atual preferência para soluções fardadas e de curto prazo arrisca de ser contraprodutiva.

Publicidade

Apesar de possuir expertise mais do que ampla na sociedade civil e na academia, em termos de políticas públicas, o Brasil ainda carece de uma resposta concertada e de longo prazo a esse desafio, à altura da sua invejável história de abertura e generosidade com os imigrantes.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Saído da atual paralise eleitoral, caberá urgentemente ao novo governo elaborar uma Política Nacional de Migração coerente, capaz de tirar as estruturas cruciais como o CONARE da precariedade, suprir as necessidades básicas tanto dos refugiados quanto dos municípios de primeiro contato, assegurar a divisão de trabalho entre as unidades federais através de um plano de internalização e redistribuição dos refugiados, e aprimorar a legislação vigente.

A patente urgência local não deve ofuscar a relativa situação de calma vivida pelo Brasil a nível nacional e global na questão migratória. É desta forma que se defenderá a democracia e a abertura brasileira contra um solo fértil para populismo, abuso e narrativas de ameaça. O recebimento digno dos necessitados que enxergam na bandeira verde-amarela o aconchego da segurança não é questão de esquerda ou direita, mas de dignidade comum à humanidade, e sobretudo de que Brasil queremos ser.

* Kai Michael Kenkel é professor associado do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, imigrante, e filho de refugiado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.