Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Reclama com sua sucessora', disse Moro a Lula, que se queixou de não ter sido convidado para abertura da Copa 2014

no interrogatório a que foi submetido na quarta-feira, 10, ex-presidente disse ao juiz da Lava Jato que não foi ao grande evento esportivo no governo da petista Dilma, nem à inauguração da refinaria Abreu e Lima, foco de corrupção do esquema instalado na Petrobrás

PUBLICIDADE

Foto do author Lauriberto Pompeu
Por Lauriberto Pompeu
Atualização:

Dilma e Lula durante cermônia de posse. Foto: Adriano Machado/Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixou ao juiz federal Sérgio Moro - durante o interrogatório que se arrastou por cinco horas na quarta-feira, 10 - que 'não foi convidado' para a abertura da Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas/2016.

PUBLICIDADE

O petista depôs como réu da Lava Jato na ação penal do caso triplex - imóvel situado no Guarujá, litoral paulista, que os investigadores atribuem a Lula, o que é negado enfaticamente pela defesa.

Neste trecho de seu longo depoimento, Lula respondia a Moro sobre as obras da refinaria Abreu e Lima, em Recife, empreendimento marcado por suspeitas de irregularidades, superfaturamento, fraudes e desvios. A refinaria da Petrobrás foi o primeiro alvo da Operação Lava Jato, que desmontou sólido esquema de cartel e propinas na estatal entre 2004 e 2008.

Durante o interrogatório, Moro questionou o petista sobre Abreu e Lima.

Lula disse que não foi à inauguração de um setor da refinaria porque 'não foi convidado', no final de 2014, ano da Copa.

Publicidade

"Eu não fui chamado, não fui convidado. Doutor, eu não fui convidado para a Copa do Mundo, que fui que trouxe para cá, eu não fui convidado para as Olimpíadas."

Ao relatar o esquecimento sofrido por ex-presidentes, Lula fez um desabafo ao magistrado. "Doutor, não queira ser ex-juiz, que você vai ver o que vai acontecer." "Tem de reclamar com com a sua sucessora", recomendou o juiz, em alusão à ex-presidente Dilma Rousseff, em cujo governo o grande evento do futebol foi realizado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.