Receita pega uma tonelada de cocaína em carga de café exportação no porto de Santos

Receita pega uma tonelada de cocaína em carga de café exportação no porto de Santos

Droga que seria embarcada para Antuérpia, na Bélgica, estava em um terminal de contêineres e foi localizada por cães de faro da Alfândega

Paulo Roberto Netto

12 de novembro de 2019 | 19h02

Em uma ação realizada nesta terça-feira, 12, no interior de um terminal de contêineres situado no porto de Santos, equipes da Alfândega localizaram 1.096 quilos de cocaína escondidos em uma carga de café com destino à Europa.

Cocaína apreendida no Porto de Santos. Foto: Receita Federal

A carga regular era composta de café verde acondicionado em sacos de juta. O destino final seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

A carga foi selecionada para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner.

A Equipe K9, de cães de faro, da Receita, participou da operação e sinalizou positivamente para a presença de drogas.

Aberto o contêiner, foram localizados 33 sacos da mercadoria declarada. Havia, aproximadamente, 30 tabletes de cocaína agrupados em fardos de 10 tabletes em cada saco ‘contaminado’.

Em função das características observadas na operação, a Alfândega suspeita ter ocorrido a técnica criminosa denominada ‘rip-on/rip-off’, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A Assessoria de Comunicação Institucional da Alfândega informou que a droga interceptada foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Alfândega.

Tendências: