Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Reação do Irã à morte de Suleimani põe o mundo em suspense

PUBLICIDADE

Por Roberto Dumas
Atualização:
Roberto Dumas. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Após a morte do comandante da Guarda Revolucionária Islâmica, Qassim Suleimani, será que o Irã retaliará subitamente ou de forma ardilosa e vagarosamente?

PUBLICIDADE

No Iraque, o Parlamento local, em reunião extraordinária, decidiu pela expulsão sumária de todos os militares norte-americanos presentes na região. O chanceler americano lotado no Iraque foi comunicado pelo governo de Bagdá da decisão.  Por outro lado, o Irã admite uma ação contra militares norte-americanos. E só. Algo, por ora, vago.

Minha percepção se divide em dois pontos: se o Irã retaliar rapidamente, certamente envolverá ataques mortíferos e rápidos das milícias xiitas do Iraque a serviço do Irã. Essas ações podem brotar tanto no Iraque, dos Houthis do Yemen, além do próprio Irã, e terá como alvos as várias bases dos Estados Unidos na região do Golfo Pérsico

Esse ataque rápido eventualmente poderá amenizar o clamor popular dos Iranianos por uma resposta rápida, e até minimizar os  protestos contra a situação econômica do país, que sofre com o aumento do combustível e culpa os líderes mais radicais do governo. Nesse cenário, no entanto, certamente os EUA responderiam de forma mais assertiva e contundente, aumentando a tensão no Golfo Pérsico.

Se a resposta bélica do Irã for um pouco mais tardia e paciente, os efeitos psicológicos desencadeados nos Estados Unidos e em seus aliados europeus desencadearão uma nuvem de medo e potencial terror iminente. A sombra de um novo atentado nos moldes de 11 de setembro de 2001 em Nova York indubitavelmente prejudicará a possibilidade de reeleição de Donald Trump.

Publicidade

Claro que Donald Trump tem feito mais do que Barack Obama e George W. Bush neste front. Embora Osama Bin Laden (líder da Al Qaeda) tenha sido neutralizado (assassinado) durante o governo de Obama em paralelo ao desmantelamento do Estado Islâmico (ISIS), ambos grupos terroristas.

O general Suleimani, por sua vez, era considerado o maior responsável pelo plano de expulsar os norte-americanos do Oriente Médio, ajudando tanto o governo iraquiano mais diretamente, como atuando em paralelo o Hezbollah, no Líbano, quanto o ditador sírio Bashar Al Sadd e as milícias iraquianas, tudo sob o olhar atento da Rússia, de Vladimir Putin.

Ainda assim, não nos cabe negligenciar a atual proximidade entre Síria, Rússia e Turquia, esta última tendo os curdos abandonados pelos EUA na luta contra o Estado Islâmico no nordeste da Síria em setembro passado.

Como o mundo reagirá agora? Certamente a Europa nada fará com mais refugiados vindos do governo sanguinário da Síria, Iraque (liderado pelo Irã) e outros governos liderados pela Rússia.

Além disso, a Rússia pode muito bem flexionar seus músculos e anexar os países  bálticos (ex-União Soviética), como Letônia, Lituânia e Estônia, como fez em 2015 com a Crimeia. Alguma chance de Donald Trump se envolver nesse imbróglio na península báltica, apesar de desrespeitar as diretrizes estabelecidas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)? Duvido.

Publicidade

Não apenas isso: mas analisando o desprezo que Trump tem pela OTAN e seus aliados, como os antigos parceiros asiáticos desde a Segunda Guerra devem perceber esse "roer de corda"? Como o Japão, Taiwan, Filipinas, Coreia do Sul e Austrália deveriam se proteger tendo os EUA abandonando suas obrigações pós II Guerra?

Ouso especular uma nova ordem geopolítica liderada pela China e Rússia tendo como satélites os ativos protégés dos Estados Unidos pós-guerra na Ásia, agora sob total influência da China. Ao final, por mais paradoxal que possa parecer, os EUA, se assim procederem, estarão fazendo a Rússia e a China great again.

*Roberto Dumas é Mestre em Economia pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, Mestre em Economia Chinesa pela Universidade de Fudan (China), graduado e pós-graduado em administração e economia de empresas pela FGV e Chartered Financial Analyst conferido pelo CFA Institute (USA)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.