Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Quase todas as licitações da Norte-Sul foram fraudadas, aponta Procuradoria

Revelação faz parte de denúncia sobre ilícitos nas obras da Valec no Estado de Goiás desde 2001

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Mateus Coutinho e Julia Affonso
Atualização:

Obra da Galvão Engenharia na Ferrovia Norte Sul, em 2011. Foto: Divulgação

Praticamente todas as licitações das ferrovias Norte-Sul e Interligação Oeste-Leste no Estado de Goiás a partir de 2001 foram fraudadas por um cartel de empreiteiras que pagava propinas a funcionários da Valec, estatal do setor ferroviário responsável pelas obras.

PUBLICIDADE

A conclusão é da Procuradoria da República em Goiás que investiga os empreendimentos desde 2009 e com o apoio da Lava Jato - que enquadrou as principais empreiteiras do País que atuavam em conluio no megaesquema de corrupção na Petrobrás e também em outras áreas do governo - fechou acordos de leniência e de delação premiada com a Camargo Corrêa e executivos.

Com as informações da Lava Jato, o Ministério Público Federal em Goiás apresentou nova denúncia contra oito envolvidos no esquema de corrupção envolvendo as obras ferroviárias, incluindo o ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, o Juquinha.

CONFIRA A PLANILHA DAS LICITAÇÕES FRAUDADAS DA VALEC

 Foto: Estadão

A Camargo e executivos admitiram ilícitos nas obras, aceitaram devolver R$ 75 milhões e entregaram um "mapa" do cartel envolvendo a Ferrovia Norte-Sul e a Leste-Oeste, as principais obras ferroviárias do País.

Publicidade

Aliado a isso, o MPF e a Polícia Federal em Goiás identificaram ao menos 10 licitações dos trechos das duas ferrovias da Valec que passam no Estado, desde 2001, que teriam sido fraudadas pelo cartel e tiveram um superfaturamento de mais de R$ 236 milhões.

Para o procurador Hélio Telho Corrêa Filho, autor da denúncia, o conluio das empreiteiras nas várias licitações ocorreu "com o beneplácito e a efetiva participação da diretoria da Valec, em especial do seu então presidente, José Francisco das Neves e do seu Diretor de Engenharia, Ulisses Assad, que atuaram para beneficiar as empreiteiras e serem por elas recompensados com vantagens ilícitas (propina)"

A denúncia é um desdobramento da operação "O Recebedor", deflagrada no dia 26 de fevereiro a partir das informações da colaboração da Camargo Corrêa e que cumpriu 44 mandados de busca e apreensão e sete de condução coercitiva em Goiás e em mais seis Estados. A acusação está sob análise da 11ª Vara Federal de Goiás, onde também foi homologado o acordo de leniência da Camargo referente às obras da Valec.

A reportagem não localizou Ulisses Assad. A assessoria da Valec foi procurada via-email, mas a reportagem ainda não obteve resposta da estatal. O espaço está aberto para a manifestação das defesas.

COM A PALAVRA, O ADVOGADO HELI DOURADO, QUE DEFENDE JUQUINHA:

Publicidade

O advogado informou que não iria se manifestar sobre as acusações contra ele e contra seu cliente pois ainda não foi notificado sobre a denúncia e não tem conhecimento das acusações. Dourado disse ainda que assim que tomar conhecimento vai apresentar sua defesa e a de seu cliente na Justiça.

COM A PALAVRA, A VALEC:

"A VALEC instituiu internamente uma Comissão Especial de Acompanhamento e Apuração dos fatos investigados pela "Operação Recebedor". As irregularidades datam de períodos quando a empresa era gerida por diretorias anteriores, mas a VALEC mantém seu compromisso com a probidade, a ética e a transparência no exercício da atividade pública e vai se empenhar em fazer as devidas apurações no âmbito da empresa. Assim, visa fortalecer os controles internos destinados à prevenção de fraudes e desvios éticos."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.