Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Punição administrativa a delegado da Lava Jato é anulada

Parecer jurídico do Ministério da Justiça indicou problemas e nulidade em apuração da Corregedoria e no processo administrativo, que apontou supostas falhas do delegado Maurício Moscardi na condução da sindicância sobre escutas na cela do doleiro Alberto Youssef

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Pepita Ortega
Por Ricardo Brandt , Fausto Macedo e Pepita Ortega
Atualização:
 Foto: Divulgação/Polícia Federal

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anulou a punição contra o delegado Maurício Grillo Moscardi, da Operação Lava Jato em Curitiba e da Operação Carne Fraca, pela sindicância que apurou instalação de grampos na cela do doleiro Albetto Youssef.

PUBLICIDADE

Em setembro, o delegado foi condenado em um Processo Administrativo Disciplinar da Corregedoria Geral da Polícia Federal a oito dias de suspensão.

Um parecer da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, no entanto, apontou problemas no processo da Comissão Disciplinar e da Corregedoria, que concluíram por supostas falhas de Moscardi na sindicância da PF, em Curitiba, aberta para apurar se as escutas na cela eram legais ou ilegais.

 Foto: Estadão

Com base nesse parecer, o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel de Souza, anulou a decisão de punição, em portaria publicada no mês passado.

Moscardi é da equipe da Lava Jato em Curitiba desde seu início, em 2014. Foi ele também que conduziu as investigações da Carne Fraca, que resultou na condenação de fiscais, empresários e apura agora envolvimento de políticos nos esquemas de fraudes e corrupção em frigoríficos das gigantes JBS e BRF.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.