Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PSOL questiona Defesa sobre infiltração de capitão do Exército no 'Fora, Temer'

Deputado Ivan Valente indaga Ministério se militares estão monitorando partidos políticos e quantos agentes foram mobilizados para as manifestações

PUBLICIDADE

Por Mateus Coutinho
Atualização:

O capitão do exército William Pina Botelho. Foto: Reprodução

O deputado Ivan Valente (PSOL/SP) protocolou nesta terça-feira, 13, um requerimento de informações ao Ministério da Defesa solicitando ao ministro Raul Jungmann esclarecimentos em relação à presença de um capitão do Exército em um protesto contra o presidente Michel Temer realizado no dia 4 de setembro em São Paulo.

PUBLICIDADE

No documento de quatro páginas, o parlamentar que se opôs ao impeachment de Dilma Rousseff e é oposição ao governo Temer, faz nove perguntas ao ministro. Ele indaga se a Pasta confirma que teria havido a infiltração de um oficial no protesto, de quem teria partido a ordem e se há alguma apuração interna sobre o caso.

Naquele protesto, 27 manifestantes foram detidos pela Polícia Militar. O capitão William Pina Botelho, que atua na área de Inteligência do Exército, havia se aproximado dos manifestantes pela internet com o codinome Balta Nunes e não foi detido. Um dia depois, a Justiça de São Paulo liberou 18 manifestantes. O pedido de esclarecimentos de Valente foi feito com base em uma reportagem do portal "Ponte jornalismo", especializado em segurança pública e que revelou a verdadeira identidade de Balta Nunes, como ele se identificava aos manifestantes.

 Foto: Estadão

Ao Ministério da Defesa, o deputado indaga se, de fato, o capitão atuou como infiltrado no protesto e se teria sido responsável por repassar informações às autoridades que levaram à prisão dos manifestantes no protesto de 4 de setembro.

Publicidade

O parlamentar questiona ainda 'quais os objetivos do Exército com tais práticas, se há alguma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e há quanto tempo o monitoramento vem sendo realizado'.

Ivan Valente também indaga se algum partido político 'foi ou está sendo monitorado e quantos foram os agentes infiltrados nessas operações'.

O deputado do PSOL solicita ao Ministério da Defesa que se manifeste 'com a maior brevidade possível'.

COM A PALAVRA, O MINISTÉRIO DA DEFESA:

A assessoria da Pasta informou que "quando o requerimento chegar a este Ministério da Defesa será procedida a resposta e encaminhada ao deputado Ivan Valente (Psol-SP)"

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.