Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Promotoria volta ao caso Bancoop e pede condenação de cinco

Em recurso de apelação, promotor José Carlos Blat se insurge contra absolvição de João Vaccari Neto e outros ex-dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Alexandre Hisayasu e Fausto Macedo
Atualização:

Vaccari foi preso em abril. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Inconformado com a absolvição de antigos dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), o Ministério Público voltou à carga. Por meio de recurso de apelação, em 271 páginas o promotor de Justiça José Carlos Blat requereu a condenação de cinco acusados, entre eles o ex-presidente da Bancoop João Vaccari Neto, que está preso desde abril de 2015 em Curitiba, réu da Operação Lava Jato.

PUBLICIDADE

O promotor atribui a Vaccari formação de quadrilha, estelionato (1133 vezes), falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

OS ARGUMENTOS DO PROMOTOR

Vaccari e outros quatro acusados - Ana Maria Érnica, Tomás Edson Botelho Fraga, Leticya Achur Antonio e Henir Rodrigues de Oliveira - foram todos absolvidos pela 5.ª Vara Criminal da Capital. O promotor pede que o recurso seja julgado procedente e que Vaccari e os outros denunciados sejam condenados.

O criminalista Luiz Flávio Brges D'Urso, que defende Vaccari, afirma que o ex-presidente da Bancoop jamais cometeu qualquer ato ilícito.

Publicidade

COM A PALAVRA, A DEFESA DE ANA MARIA ERNICA: Os advogados Rubens de Oliveira e Rodrigo Carneiro Maia, defensores de Ana Maria Ernica, informaram que ela 'jamais praticou qualquer ato ilícito'.

"A sra. Ana Maria Ernica sempre foi inocente, o que foi ratificado pela irreparável sentença de 1.ª instância, exarada após duradoura instrução processual. Foram cerca de seis anos. Assim, resta amplamente consignado que Ana jamais praticou qualquer ato ilícito."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.