PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Promotoria diz que prefeito maranhense 'confessou expressamente' que nomeou mulher, primo, genro e ex-genro

Promotoria diz que prefeito maranhense 'confessou expressamente' que nomeou mulher, primo, genro e ex-genro

Foto do author Pepita Ortega
Foto do author Fausto Macedo
Por Pepita Ortega e Fausto Macedo
Atualização:

O município de Pirapemas, no interior do Maranhão. Foto: Google Maps

O Ministério Público do Maranhão expediu Recomendação ao prefeito de Pirapemas, Iomar Salvador Melo Martins (PRB), para a imediata exoneração do seu genro Luís Henrique Chidiak Reis Júnior do cargo de secretário-adjunto de Meio Ambiente do município. A Recomendação da Promotoria foi enviada ao prefeito no dia 11.

PUBLICIDADE

Pirapemas, com cerca de 18 mil habitantes, fica localizada a 180 quilômetros da capital São Luís.

A manifestação do Ministério Público é assinada pelo promotor de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira, titular da comarca de Cantanhede, à qual Pirapemas está afeta.

Segundo consta nos autos, o prefeito de Pirapemas 'confessou expressamente' ter nomeado quatro parentes para cargos de secretarias municipais de sua gestão: mulher, primo, genro e ex-genro.

O Ministério Público sustenta que especificamente no caso de Luís Henrique Chidiak Reis Júnior, atual genro do prefeito e formado em Odontologia, 'não há qualificação técnica para o cargo de secretário-adjunto de Meio Ambiente e, portanto, está configurado nepotismo'.

Publicidade

Além disso, Luís Chidiak possui domicílio em São Luís.

"O prefeito Iomar Martins deve comunicar, no prazo de dez dias, sobre o acatamento ou não da Recomendação, apresentando, em qualquer hipótese de negativa, os respectivos fundamentos", informou a Promotoria.

O Ministério Público adverte que 'a omissão em adotar as providências indicadas pode implicar na adoção de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis contra o gestor municipal e demais responsáveis, por crime de responsabilidade e improbidade administrativa'.

COM A PALAVRA, O PREFEITO IOMAR

A reportagem busca contato com a assessoria do prefeito de Pirapemas. O telefone da prefeitura que consta do site não atendeu. O espaço está aberto para manifestação. (pepita.ortega@estadao.com e fausto.macedo@estadao.com)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.