Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procuradoria pede interdição da ciclovia Tim Maia

O MPF ressalta que o Serviço de Alerta do Município não funcionou para realizar o fechamento prévio da ciclovia e que o trecho foi interditado apenas uma hora após o desabamento

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Por Luiz Vassallo , Julia Affonso , Constança Rezende , Fabio Grellet e Roberta Pennafort
Atualização:

REUTERS/Sergio Moraes 

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça liminar de urgência para que o município do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) não permitam a utilização da ciclovia Tim Maia após o desabamento de um novo trecho da via no dia 15 de fevereiro, depois de forte temporal que atingiu a cidade.

PUBLICIDADE

As informações foram divulgadas pela Procuradoria da República no Rio de Janeiro.

A procuradora Solange Maria Braga Dias, autora do pedido, destaca que, no horário que a ciclovia desabou - de manhã -  'a ciclovia é muito utilizada e, só por sorte, ou por Deus não houve feridos ou novas fatalidades, pois o Serviço de Alerta do Município não funcionou para fazer o fechamento prévio da ciclovia como deveria, sendo que o trecho só foi interditado uma hora após o desabamento'.

Esta é a segunda vez que um trecho da ciclovia desaba. No dia 21 de abril de 2016, duas pessoas morreram na via que liga os bairros do Leblon e São Conrado. A ciclovia havia sido inaugurada pela prefeitura do Rio apenas três meses antes.

"Desta forma, menos de dois anos após o desastre ocorrido em 2016 o Município do Rio de Janeiro mostrou-se incompetente para garantir a segurança dos ciclistas e pedestres que transitam na Ciclovia Tim Maia", ressalta a procuradora.

Publicidade

Outras falhas haviam sido detectadas anteriormente na ciclovia. Passados seis dias da inauguração, em 17 de janeiro, foram detectadas falhas no guarda-corpo de estrutura metálica da via. Também houve queixas de assaltos.

Segundo o MPF, o 'pedido afirma que a interdição não abrange o trecho do Vidigal ao Leblon, que já existia antes da construção da ciclovia Tim Maia e foi depois incorporado ao projeto'.

A procuradora da República Solange Maria Braga Dias pede que a Justiça Federal determine a interdição da ciclovia, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, até que toda a via seja reavaliada em procedimento de licenciamento ambiental corretivo, conforme solicitado pelo MPF na ação civil pública movida em 2016 após o desabamento do trecho da ciclovia na Avenida Niemeyer.

No pedido de liminar, o MPF aponta que o Serviço de Alerta do Município não funcionou para realizar o fechamento prévio da ciclovia e que o trecho foi interditado apenas uma hora após o desabamento.

"Desta forma, menos de dois anos após o desastre ocorrido em 2016, o município do Rio de Janeiro mostrou-se incompetente para garantir a segurança dos ciclistas e pedestres que transitam na Ciclovia Tim Maia", afirma a procuradora Solange Braga no pedido de liminar. A decisão sobre a concessão da liminar será da 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Publicidade

COM A PALAVRA, A PREFEITURA DO RIO

A Prefeitura do Rio esclarece que a ciclovia Tim Maia já foi interditada no trecho citado pelo Ministério Publico Federal. O trabalho de reparo foi iniciado hoje pelo consórcio responsável pela obra, sem custos para o município.

COM A PALAVRA, O INEA

"O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ainda não foi comunicado oficialmente."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.