Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procuradoria Eleitoral investiga denúncia de redução da frota de ônibus em Salvador

Ministério Público na Bahia quer saber se eventual diminuição da oferta de transporte público provocou impacto no resultado das eleições; em nota, Secretaria de Mobilidade da Prefeitura afirmou que 100% dos coletivos estão nas ruas e que informação sobre suposta diminuição do número de veículos é ‘fake news’

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Renato Vasconcelos
Por Julia Affonso e Renato Vasconcelos
Atualização:

 Foto: Prefeitura de Salvador

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia informou neste domingo, 28, que está investigando uma suposta redução na frota de ônibus em Salvador. Em nota, o Ministério Público Eleitoral relatou que recebeu representações sobre o caso.

O procurador regional Eleitoral Claudio Gusmão pediu à Polícia Federal 'diligências, como a visita às garagens e à Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) para averiguar a frota em circulação, colhendo dados como o registro de ponto dos trabalhadores e a quantidade de ônibus efetivamente circulando nas ruas, por meio do sistema de rastreamento instalado nos veículos (GPS)'.

 Foto: Estadão

 Foto: Prefeitura de Salvador

PUBLICIDADE

Segundo o procurador, outro dado que será levantado após a apuração das urnas é a abstenção, que deverá ser comparada a anos eleitorais para avaliar se uma eventual redução gerou impacto no resultado das eleições.

"A intenção é avaliar se a oferta é equivalente à de um dia útil, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral havia requisitado esta oferta para garantir a circulação da população e o acesso aos locais de votação", informa a nota da Procuradoria.

O secretário de Mobilidade da capital baiana, Fábio Mota, afirmou que a cidade registra '100% da frota de ônibus circulando, ao contrário de fake news que estão sendo espalhadas em alguns sites e redes sociais'. Segundo a Secretaria, Mota ainda não foi intimado pelo Ministério Público.

Publicidade

COM A PALAVRA, A PREFEITURA DE SALVADOR

Salvador tem 100% da frota de ônibus durante segundo turno

A cidade amanheceu neste domingo (28) com 100% da frota de ônibus circulando, ao contrário de fake news que estão sendo espalhadas em alguns sites e redes sociais. E houve apenas um problema registrado: um ônibus quebrado na localidade de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário, o que provocou alguns transtornos, mas a situação foi logo resolvida pela Secretaria de Mobilidade (Semob), com a substituição do veículo.

"Estamos operando com 100% da frota, como se fosse um dia útil e como aconteceu no primeiro turno das eleições. Qualquer outra notícia diferente não passa de mentira e boato", afirmou o titular da Semob, Fábio Mota.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.