PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procuradoria, FAB e PF prendem três militares e mulher do sargento flagrado na Espanha com 39 quilos de cocaína em avião da FAB

Segundo a Procuradoria de Justiça Militar em Brasília, foram presos preventivamente um tenente-coronel, dois sargentos e a esposa de Manoel Silva Rodrigues; um ex-soldado da Aeronáutica, cunhado do militar preso na Espanha, também teve a prisão decretada, mas não foi encontrado durante as diligências

Foto do author Pepita Ortega
Foto do author Fausto Macedo
Por Pepita Ortega e Fausto Macedo
Atualização:

A Justiça Militar expediu mandados de busca e apreensão e de prisão no âmbito da investigação sobre um esquema de tráfico de entorpecentes relacionado ao caso do sargento Manoel Silva Rodrigues, que foi preso transportando 39 kg de cocaína em um avião da Força Aérea Brasileira enquanto acompanhava a comitiva do presidente Jair Bolsonaro para o Japão, em 2019.

PUBLICIDADE

Segundo a Procuradoria de Justiça Militar em Brasília, foram presos preventivamente na manhã desta quinta, 18, três militares (um tenente-coronel e dois sargentos) e a esposa de Manoel Silva Rodrigues. Os militares estão sob custódia da Aeronáutica e à disposição da Justiça, aguardando a conclusão dos procedimentos instaurados.

A ação foi conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB) e Polícia Federal deu apoio às atividades.

O segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso em Sevilla, na Espanha, por transportar cocaína Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o Ministério Público Militar, um ex-soldado da Aeronáutica, cunhado do militar preso na Espanha, também teve a prisão decretada, mas não foi encontrado durante as diligências desta manhã. Durante as atividades, foram apreendidos computadores, celulares e documentos dos militares presos e da atual e da ex-mulher de Manoel Silva Rodrigues.

A Justiça Militar ainda desarquivou o inquérito policial militar sobre o caso, 'em razão de novas provas surgidas a partir de quebras de sigilo telefônico e telemático', informou a Procuradoria militar. Segundo o MPM, as informações 'revelam o provável envolvimento de outros militares da Aeronáutica e civis em esquema de tráfico ilícito de entorpecentes'.

Publicidade

Em janeiro, juiz federal da Justiça Militar Frederico Magno de Melo Veras, titular 2ª Auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (11ª CJM), em Brasília, recebeu a denúncia apresentada contra o segundo-sargento da Força Aérea Brasileira Manoel Silva Rodrigues por tráfico internacional de drogas. Na Espanha, ele foi condenado a seis anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 2 milhões de euros.

No mês seguinte, a Polícia Federal deflagrou uma operação, batizada como 'Quinta Coluna', para aprofundar as investigações sobre a suposta associação criminosa que usou aeronaves da Força Aérea Brasileira para enviar drogas para a Espanha. A apuração, que corre em paralelo ao inquérito militar, mira ainda a lavagem de ativos obtidos em razão dos crimes.

COM A PALAVRA, A FORÇA AÉREA BRASILEIRA:

A Força Aérea Brasileira (FAB) conduziu, nesta quinta-feira (18), o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão de três militares da Instituição, em ação que tramita perante a 11ª Circunscrição Judiciária Militar. A Polícia Federal foi convidada pela FAB e participou colaborando com a medida.

Os três militares detidos encontram-se sob custódia da Aeronáutica e à disposição da justiça, aguardando a conclusão dos procedimentos instaurados. A investigação ocorre sob sigilo da justiça.

Publicidade

A Força Aérea Brasileira reitera que atua para coibir irregularidades e que repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão Institucional.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.