PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procuradores dizem que 4 vaiaram Moro e 800 o aplaudiram de pé

Associação Nacional dos Procuradores Municipais informou que palestra do juiz da Lava Jato em evento realizado em Curitiba nesta terça-feira, 21, foi ovacionada 'maciçamente pela plateia' no Teatro Ópera de Arame

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:

 Foto: MARCOS DE PAULA/ESTADÃO

A Associação Nacional dos Procuradores Municipais informou nesta quarta-feira, 22, que 'apenas 4 vaiaram o juiz federal Sérgio Moro e 800 o aplaudiram de pé' durante evento realizado nesta terça, 21, em Curitiba, no Teatro Ópera de Arame. A entidade revelou preocupação com as informações de que a palestra de Moro foi cercada por hostilidades e protestos.

PUBLICIDADE

+ Moro é vaiado em congresso de procuradores municipais

"Moro foi aplaudidíssimo", declarou Miguel Kalabaide, procurador do município em Curitiba e coordenador-geral do congresso que a categoria promove na capital paranaense, base e origem da Operação Lava Jato.

Kalabaide assinalou que os quatro manifestantes são procuradores municipais em Fortaleza. "O site O Antagonista mostrou que um deles, o Guilherme (Rodrigues), participou da manifestação pró-Lula (em março, quando o ex-presidente foi interrogado por Moro) aqui em Curitiba", anotou.

Kalabaide disse que 'esse grupo já vinha preparando' o protesto. "São quatro procuradores ligados ao PT e ao PC do B, eles acham que Moro acabou com o plano do Lula. Queriam tirar Moro do XIV Congresso da Associação Nacional dos Procuradores Municipais."

Publicidade

"Quatro vaiaram, a grande maioria levantou-se e aplaudiu de pé o juiz, que fez uma palestra (sobre corrupção) magnifíca", observou Miguel Kalabaide. "O evento é um sucesso, não houve protestos, nem bem chegou a ter vaias, apenas desses quatro, que gritaram 'vergonha'. Entre eles estava o Guilherme, que coordenou a manifestação pró-Lula, como mostrou o site O Antagonista. Mas foi só isso."

O coordenador do evento dos procuradores destacou que o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, um dos palestrantes do congresso, 'enalteceu todo o trabalho do juiz Sérgio Moro'.

Kalabaide disse que, desde o momento em que Moro confirmou sua presença no evento, 'quatro pessoas, com nome e sobrenome, anunciavam que queriam fazer a manifestação'.

"Não proibimos, eles (os quatro) entraram (no Teatro Ópera de Arame)."

O coordenador disse que comentou com Moro sobre a presença dos quatro e que poderia haver algum tipo de manifestação. "Desde que não atrapalhe a minha palestra não vejo problema, não me oponho", disse o juiz.

Publicidade

COM A PALAVRA, A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES MUNICIPAIS (ANPM)

PUBLICIDADE

NOTA DE POSICIONAMENTO

"A Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) esclarece que a abertura do XIV Congresso Brasileiro dos Procuradores Municipais (CBPM) contou com a presença de mais de 600 advogados públicos de todo o país. Apenas cinco pessoas filiadas a partidos políticos se manifestaram contra a presença do Juiz Federal Sérgio Moro."

"Em sua fala, Moro defendeu o concurso público para a carreira do procurador municipal, como forma de evitar a corrupção e afastar a contratação de amigos, parentes ou membros de partidos políticos. A posição apresentada no Congresso, está em linha com as lutas da ANPM, que sempre reforça que o procurador de carreira garante a defesa do erário e atua no combate à corrupção dos municípios."

"O Congresso não tem qualquer viés ideológico ou partidário, tendo como único foco o procurador municipal e a defesa do erário. Um dos pontos mais marcantes da abertura, por exemplo, foi a exibição de um documentário produzido pela ANPM sobre Algacir Teixeira de Lima, procurador do município de Chopinzinho (Sudoeste do Paraná) assassinado em 2015 a mando do então prefeito da cidade, Leomar Bolzani. O assassinato foi encomendado após o procurador fiscalizar atos de corrupção praticados pelo prefeito."

Publicidade

"A ANPM é a entidade máxima de representação dos procuradores municipais e atua para aperfeiçoamento da gestão pública municipal e valorização profissional dos procuradores. No dia a dia, a associação luta para que as Procuradorias instaladas em cada cidade brasileira possam contar com todos os recursos necessários para atender os anseios da sociedade por um padrão de lisura e legalidade dos atos praticados pelas Prefeituras."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.