Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Privatizar ou não privatizar, não é esta a questão. Qualidade dos serviços em saúde deve ser o foco

PUBLICIDADE

Por Otávio Silveira
Atualização:
Otávio Silveira. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Ao longo dos últimos dias, a infraestrutura necessária para que o setor de saúde atenda bem seus pacientes tem estado no centro de uma importante discussão: a viabilidade da participação da iniciativa privada na prestação de serviços na área de saúde.

PUBLICIDADE

Apesar de o decreto publicado na última terça feira (27) - posteriormente revogado - ter se referido à permissão para que se realizassem estudos sobre a possibilidade da participação privada no setor e à inclusão de Unidades Básicas de Saúde dentro do programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI), infelizmente, a discussão foi para um caminho sem sentido de afirmar que o SUS estaria sendo privatizado, o que não condiz com a realidade.

Infelizmente, ainda existe a dificuldade de compreender-se a diferença entre privatização e concessão de serviços públicos. Enquanto a privatização significa a venda para um ente privado de um ativo público, que no dia seguinte sai das mãos do Estado e passa a uma empresa, a concessão de serviço público, no todo ou em parte, significa apenas a autorização do Poder Público para que um ente privado preste determinados serviços públicos, por determinado período, sob este regime. Todo e qualquer investimento feito pelo parceiro privado no decorrer da referida concessão passa a integrar o conjunto de ativos públicos ao seu término.

As PPPs nada mais são do que concessões parciais, que ocorrem a partir de diferentes modelos. Nas chamadas PPPs ou Concessões Patrocinadas, o privado presta determinados serviços e em vez de ser remunerado exclusivamente pela cobrança de tarifas diretamente do usuário final recebe parcialmente desta forma e tem, ainda, sua receita complementada por pagamento feito pelo Poder Público diretamente. Já quando não há a possibilidade de cobrança de tarifa diretamente dos usuários, o que se aplica a serviços universais garantidos constitucionalmente, como é o caso da saúde, a remuneração é recebida integralmente do Poder Público e, nesta situação, temos as PPPs ou Concessões Administrativas.

Sendo assim, fica evidente que não existe a menor possibilidade de se privatizar o SUS. Para fazê-lo, o governo precisaria alterar a Constituição, o que passou longe do teor do decreto publicado. A gestão dos serviços de saúde prestados pelo SUS no Brasil é obrigação do Poder Público e algo indelegável. Todavia, buscar parceria com a iniciativa privada para que ela venha a prestar parte dos serviços de acordo com regras estabelecidas previamente pelo Poder Público, que é o titular dos mesmos, não só é algo saudável de se discutir como já existem belos exemplos de sucesso espalhados pelo Brasil, apesar de ainda serem poucas as iniciativas do tipo.

Publicidade

Apenas no sentido de melhor contextualizar o assunto e melhorar o ambiente de discussão, de forma breve, poderíamos dividir a prestação dos serviços de saúde em 3 áreas distintas, a saber:

- A gestão da regulação da saúde: aqui se entende por regulação a definição de quem, quando e onde cada usuário deve ser atendido pelo sistema. Trata-se da responsabilidade por definir a composição da infraestrutura, hierarquização das diversas unidades, sejam elas básicas, de média ou alta complexidade, bem como o encaminhamento dos pacientes para cada uma delas. Esta esfera, como já dito acima, é atribuição exclusiva do Poder Público e absolutamente indelegável.

- A gestão do serviço assistencial (Bata Branca): aqui se entende pela prestação do serviço médico necessário ao atendimento de cada paciente. Este serviço pode ser oferecido por profissionais com vínculo direto com o Poder Público ou que tenham vínculos com Organizações Sociais (OS) ou mesmo, empresas privadas. Isto já existe no país e não se trata de privatização, mas de delegação para um terceiro, sujeito a regras e condições definidas pelo Poder Público.

- A construção e disponibilização de infraestrutura e a prestação de serviços de apoio (Bata Cinza): Aqui, assim como no item acima, o serviço pode ser prestado diretamente pelo Estado ou por um terceiro, seja ele uma OS ou empresa privada, contratado para tal. Igualmente, a admissão de um terceiro para este escopo não significa privatização e, também, já é amplamente utilizada no país.

O Brasil já possui alguns exemplos de PPPs com parceiros privados e que são grandes cases de sucesso. Uma delas, o Hospital do Subúrbio, em Salvador, contratado para prestar tanto os serviços de Bata Cinza quanto os serviços de Bata Branca. Temos outras iniciativas, como o Hospital Couto Maia, em Salvador, o Hospital Delphina Aziz, em Manaus, e o Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, em Belo Horizonte, onde o parceiro privado é responsável, além da construção do hospital, pela prestação apenas dos serviços de Bata Cinza.

Publicidade

Além das experiências na construção e gestão de hospitais, podemos citar também a PPP de BH que contratou com o parceiro privado a construção e operação de mais de 40 unidades básicas de saúde, que depois serão operadas por ele. Inclusive, uma delas já está em operação atendendo a população - e não estamos falando absolutamente de privatização do serviço público de saúde.

PUBLICIDADE

E não paramos por aí. Ainda existem outros casos de grande sucesso na área de Infraestrutura Social, onde o privado presta serviços sob concessão para a Educação, com construção e operação de escolas, dentre outros.

PPP é isso, aproveitar-se da melhor dinamicidade e eficiência aportadas pelo parceiro público, aliadas à definição de diretrizes e políticas e à prestação da parte indelegável do serviço público pelo próprio Estado, responsável por tal serviço - seja ele federal, estadual ou municipal.

Desta forma, com as diversas regras intrínsecas à relação entre os entes em uma concessão, qual o intuito do Poder Público em compartilhar a responsabilidade de um serviço essencial com uma empresa? A resposta é uma só: ganhar eficiência para oferecer um serviço de qualidade à população.

Olhe que até aqui, não falamos de um outro ponto extremamente relevante, que é a capacidade do privado aportar recursos para construir, ampliar e melhorar a infraestrutura existente. Com um Poder Público que tem cada vez mais restrições de investimento e passa por grande desequilíbrio fiscal, receber aportes privados que serão pagos a longo prazo, em consonância com a vida útil dos ativos, é algo amplamente desejável neste momento em todos os setores da infraestrutura, inclusive na saúde.

Publicidade

Dentro de toda essa discussão, é válido reforçarmos algo muito importante: os contratos de PPPs não eximem a responsabilidade do Estado sobre um ativo público. E ao término do contrato firmado com a iniciativa privada, este mesmo ativo retorna às mãos do Poder Público, que ao longo da parceria, terá monitorado a execução do trabalho pelo ente privado.

Enquanto as discussões fugirem do pragmatismo e caminharem para a subjetividade, temos apenas um lado prejudicado: a população. Dialogar sobre novos modelos de gestão em infraestrutura no Brasil e sua funcionalidade se faz necessário aqui e agora. O legado será sempre um bem de todos. E quem ganha não é nem um e nem o outro, mas sim, a sociedade.

*Otávio Silveira é CEO da Opy Health

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.