Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Primeira Turma do STF rejeita denúncia contra deputado Rôney Nemer

Deputado federal é acusado de dispensa ilegal de licitação à época em que foi presidente da extinta empresa pública Brasília Tour

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast), Breno Pires e Teo Cury
Atualização:

Raphael Milagres/Câmara dos Deputados Foto: Estadão

BRASÍLIA - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (20) rejeitar a denúncia contra o deputado federal Rôney Nemer (PP-DF) pela suposta prática do crime de dispensa ilegal de licitação.

PUBLICIDADE

A maioria dos ministros acompanhou o voto da relatora, ministra Rosa Weber, que considerou não haver irregularidades por parte do investigado na contratação de bloco de carnaval em Salvador (BA) para divulgar o turismo em Brasília.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), como presidente da extinta empresa pública Brasília Tour, Rôney Nemer teria contratado de maneira irregular o cantor e compositor Edu Casanova, a fim de divulgar, durante o carnaval de Salvador (BA) em 2009, o 49º aniversário de Brasília.

As informações são da assessoria do STF.

Parecer. Segundo a ministra Rosa Weber, o parecer técnico e jurídico elaborado na Diretoria de Marketing e Negócios da empresa apontou que o patrocínio a um dos blocos de carnaval seria uma maneira efetiva de garantir a divulgação de Brasília como destino turístico.

Publicidade

"Considero que os pareceres, ao menos sob a ótica do que se pode exigir de conhecimento técnico do gestor, atenderam os requisitos legais por fornecerem justificativas minimamente plausíveis, fundamentadas sobre a escolha do executante e do preço cobrado", ressaltou a ministra.

Rosa também considerou que a conduta do deputado, enquanto gestor, "se lastrou em pareceres técnicos e jurídicos, no mínimo razoavelmente justificados", além disso, salientou que não foram identificados conluio (combinação) ou acerto fraudulento entre ele e pareceristas.

O voto da relatora, pela rejeição da denúncia, foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.

Divergência. O ministro Marco Aurélio abriu divergência ao votar pelo recebimento da denúncia. Para ele "não dependente de se discutir a existência ou não de conluio". O ministro considerou que a licitação seria o mecanismo mais próximo para se escolher um prestador de serviço. O ministro Alexandre de Moraes votou no mesmo sentido, ao afirmar que há vários indícios demonstrados pelo Ministério Público de que houve conluio.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.