Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Presidente do STJ nega pedido de município de Mato Grosso para usar verba da pandemia em 'outras finalidades'

Para o ministro Humberto Martins, a decisão do TJ-MT que impede a cidade de Rondonópolis recursos federais destinados ao combate à Covid-19 para 'outros fins' não configurou 'ingerência indevida do Poder Judiciário nas questões administrativas, mas sim a suspensão de atos contrários à lei e aos princípios de ordem constitucional'

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Humberto Martins. Foto: Gustavo Lima/STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, negou o pedido do município de Rondonópolis - a a cerca de 210 km de Cuiabá, em Mato Grosso -, para suspender decisão do Tribunal de Justiça do Estado que impede a cidade de utilizar os recursos federais destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus em outras finalidades. Na avaliação do ministro, a decisão não configurou 'ingerência indevida do Poder Judiciário nas questões administrativas, mas sim a suspensão de atos contrários à lei e aos princípios de ordem constitucional'.

"Há de se considerar a essencialidade do combate à disseminação do coronavírus", declarou o presidente do STJ. Para Humberto Martins, o interesse público exige medidas que assegurem 'os direitos fundamentais à vida e à saúde'.

PUBLICIDADE

Documento

A DECISÃO

A decisão foi dada pelo ministro do STJ na última sexta, 23. As informações foram divulgadas pela Corte.

O caso chegou à Corte Superior em razão de um pedido de suspensao apresentado pelo município. A administração municipal tentou derrubar tutela de urgência concedida pelo TJ-MT que determinou que os valores recebidos pela prefeitura sejam aplicados exclusivamente em ações voltadas para o enfrentamento da pandemia.

Publicidade

Tal decisão foi dada, por sua vez, no âmbito de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual após a Câmara Municipal aprovar uma lei permitindo a utilização de recursos federais destinados à Covid-19 para outros fins.

No recurso ao STJ, a prefeitura de Rondonópolis alegou que a decisão que impediu o livre uso dos recursos viola a separação de poderes, além de argumentar que a determinação do TJMT contraria a jurisprudência e causa prejuízo à ordem e à economia públicas.

Pedido inviável

Ao avaliar o caso, o ministro Humberto Martins afirmou que os argumentos do município não são suficientes para justificar o atendimento do pedido de suspensão.

Na avaliação do presidente da corte superior, não foi demonstrado que a tutela provisória resulta em risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação - elemento necessário para a concessão da medida pretendida pela prefeitura.

Publicidade

"Sopesando-se a alegada lesão à ordem e à economia públicas, em razão de a medida liminar estar afetando atividade econômica de interesse público, verifica-se um maior potencial lesivo no próprio desvio de finalidade da verba que deveria estar sendo empregada no controle do vírus, uma vez que este causa grave lesão à saúde pública", declarou.

O ministro apontou ainda que os questionamentos do município quanto à interpretação da lei federal que destinou recursos para o combate à pandemia não podem ser discutidos no âmbito de um pedido de suspensão de liminar e de sentença.

Na avaliação de Humberto Martins, tal discussão transformaria o instrumento processual em recurso e 'demandaria a indevida apreciação do mérito da controvérsia principal, que é matéria alheia à via suspensiva'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.