Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Por acesso à investigação, defesa de militar preso na Espanha com cocaína vai ao CNJ

Advogado Carlos Alexandre Klomfahs pediu ao Conselho Nacional de Justiça que determine o 'imediato acesso aos autos processuais' de inquérito militar que mira Manoel Silva Rodrigues, detido com 39 kg da droga em avião da FAB

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

O segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso em Sevilla, na Espanha, por transportar cocaína Foto: Reprodução

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs, defensor do sargento Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 kg de cocaína na Espanha, pediu ao Conselho Nacional de Justiça que determine seu acesso imediato ao inquérito policial militar que investiga o caso.

PUBLICIDADE

Ele afirma, na petição ao CNJ, que houve omissão do juiz-auditor Frederico Magno Veras da 2ª auditoria militar da 11ª circunscrição-DF.

Ele diz ter solicitado, 'em 08 de julho de 2019, por e-mail enviado ao Comando da Aerona?utica em Brasília, o nu?mero do processo e ou do IPM para que se habilitar nos autos'. "A resposta veio em 09 de julho de 2019 pelo encarregado do IPM, Cel Av Lincoln, limitando-se a informar a circunscriça?o e a auditoria, bem como o nome do juiz-auditor, mas na?o informou o nu?mero dos autos".

Klomfahs diz que requereu 'novamente pelos e-mails supra, contudo, ate? a presente data na?o e? ofertado a Defesa do paciente o acesso ao teor acusato?rio'."Informa que o patrono do representante se habilitou no sistema E-PROC, e mesmo assim, pesquisando pelo nome do acusado-representante, na?o foi possível encontrar o processo ao qual o mesmo esta? a responder".

Publicidade

"A omissão propositadamente do magistrado acarreta graves e irreversíveis prejuízos ao representante, uma vez que o representante está a ser massacrado pela imprensa nacional e internacional e por membros do governo em audiência pública na Câmara dos Deputados", afirmou.

Klomfahs teve também negado pedido de habeas para consultar os autos, segundo decisão do presidente em exercício do Superior Tribunal Militar, ministro José Barroso Filho.

Rodrigues foi preso no dia 25 de junho ao desembarcar em Sevilha com 39 kg de cocaína. O segundo-sargento é comissário de bordo e fazia parte de uma equipe de 21 militares que prestava apoio à comitiva que acompanhou Bolsonaro na reunião do G-20, no Japão.

Em uma petição ao Superior Tribunal Militar, a defesa chegou a solicitar liminar que determine o acesso aos autos.

"Numa análise inicial do presente writ, verifica-se que inexiste o constrangimento ilegal ventilado pela Defesa, a saber", anotou o ministro.

Publicidade

Barroso argumentou que nos documentos anexados ao pedido de habeas não consta requerimento à 2.ª Auditoria de Brasília para acesso aos autos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.