PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Polícia Federal deflagra Operação Dragão, 36ª Fase da Lava Jato

Batizada de Operação Dragão, os alvos sao dois importantes operadores financeiros responsáveis pela movimentação de recursos de origem ilegal, principalmente oriundos de relações criminosas entre empreiteiras e empresas sediadas no Brasil com executivos e funcionários da Petrobrás

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Ricardo Brandt , Julia Affonso , Fausto Macedo e enviado especial a Curitiba
Atualização:

 Foto: Fábio Motta/Estadão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 10, a 36ª fase da Operação Lava Jato, batizada Operação Dragão. As equipes policiais estão cumprindo 18 ordens judiciais, sendo 16 mandados de busca e apreensão e 02 mandados de prisão preventiva.

Um dos alvos do mandado de prisão é o lobista Adir Assad, que já está preso. Segundo nota da PF, aproximadamente 90 policiais federais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades dos estados do Ceará, São Paulo e Paraná.

 

PUBLICIDADE

Nesta fase da operação Lava Jato são investigados dois importantes operadores financeiros responsáveis pela movimentação de recursos de origem ilegal, principalmente oriundos de relações criminosas entre empreiteiras e empresas sediadas no Brasil com executivos e funcionários da Petrobrás.

São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, manutenção não declarada de valores no exterior e lavagem de dinheiro.

O nome "dragão" dado à investigação policial é uma referência aos registros na contabilidade de um dos investigados que chamava de "operação dragão" os negócios fechados com parte do grupo criminoso para disponibilizar recursos ilegais no Brasil a partir de pagamentos realizados no exterior.

Publicidade

Os registros são das planilhas do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, chamado por investigadores de "departamento da propina". Cidades onde serão cumpridos os Mandados de Busca e Apreensão

JAGUARAUANA/CE

01 (um) mandado de busca e apreensão

SÃO PAULO/SP

07 (sete) mandados de busca e apreensão

Publicidade

BARUERI/SP

05 (cinco) mandados de busca e apreensão

SANTANA DE PARNAÍBA/SP

01 (um) mandado de busca e apreensão

CURITIBA/PR

Publicidade

01 (um) mandado de busca e apreensão

LONDRINA/PR

01 (um) mandado de busca e apreensão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.