Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PM empurra estudante com cano de arma de grosso calibre durante protesto em escola

Um professor se colocou entre o policial e aluna para apartar a situação; Em vídeo, policial aponta a arma para afastar os alunos

PUBLICIDADE

Foto do author Pepita Ortega
Por Pepita Ortega
Atualização:

PM empurra estudante com arma. Foto: Reprodução

Durante um protesto na Escola Estadual Professor Frederico de Barros Brotero, em Guarulhos, na Grande São Paulo, realizado nesta quinta-feira, 4, um cabo da Polícia Militar empurrou uma estudante com o cano de uma arma longa. Um professor se colocou entre o PM e a aluna para apartar.

PUBLICIDADE

Em vídeos divulgados pelos estudantes nas redes sociais, o cabo aparece ao lado de outros três policiais, apontando a arma para os estudantes. Depois, o professor tenta acalmar a situação, afastando os alunos dos PMs.

Dois estudantes, de 16 anos, foram apreendidos por 'ameaça' e encaminhados à Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos. Eles foram ouvidos pela Promotoria e pelo juízo, e, depois, liberados. Ambos vão responder em liberdade pelo processo de ato infracional.

Os alunos protestavam contra uma decisão do atual diretor da escola de proibir a entrada após às 19h. Convocadas por um grupo de estudantes pelas redes sociais, manifestações ocorreram durante a manhã, a tarde e a noite desta quinta-feira.

Segundo Raul Martins Sena, estudante do segundo ano do ensino médio, na quarta-feira, 3, o diretor fechou o portão da escola antes do horário previsto para o início das aulas.

Publicidade

O Ariel de Castro Alves, advogado e conselheiro do Condepe- Conselho Estadual de Direitos Humanos, afirma que a 'ouvidoria de Polícia do Estado de São Paulo já encaminhou para a Corregedoria da PM as imagens de agressões cometidas por policiais contra estudantes na Escola Estadual Frederico Brotero, em Guarulhos'.

Ao receber ontem as imagens, o conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos), Ariel de Castro Alves, encaminhou ao Ouvidor de Polícia Benedito Mariano, que já informou que as imagens estão sendo analisadas pela Corregedoria Geral da PM. "Os policiais militares podem respondem pelo crime de abuso de autoridade, previsto na lei 4898 de 1965. Os PMs também podem ser punidos pelo crime de submeter crianças e adolescentes a constrangimento, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Reivindicações dos estudantes e questões educacionais não podem ser tratadas como caso de polícia".

COM A PALAVRA, A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar tomou ciência do vídeo da ação e instaurou investigação para analisar a conduta dos policiais envolvidos e todas as circunstâncias da ocorrência.

COM A PALAVRA, A ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FREDERICO DE BARROS BROTERO

Publicidade

A reportagem tenta contato com a diretoria da escola. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação do Estado vai apurar o episódio da Escola Estadual Frederico de Barros Brotero, em Guarulhos e colaborar com Polícia para esclarecer o fato.

COM A PALAVRA, O GOVERNO DE SÃO PAULO

O Governador João Doria decidiu nesta sexta-feira, 5, após assistir as imagens da ocorrência na Escola Estadual Professor Frederico Brotero, determinar ao Comando da Polícia Militar que afaste imediatamente do serviço operacional o policial que empurra uma das manifestantes com uma arma. A Corregedoria da PM está acompanhando o caso e a Secretaria da Educação colabora com as investigações.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.