Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PGR vê 'fortes indícios' de propinas a Renan em obras do Estaleiro Tietê

Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo que autorizasse diligências, incluindo uma oitiva com o senador, após localizar e-mails que indicariam repasses indevidos disfarçados de doações eleitorais

PUBLICIDADE

Por Paulo Roberto Netto
Atualização:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) viu 'fortes indícios' do recebimento de propinas pagas ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) sob o disfarce de doações eleitorais. A manifestação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal nesta terça, 21, no inquérito que apura repasse de vantagens indevidas ao parlamentar nas obras do Estaleiro Tietê, em Araçatuba (SP), em 2010.

PUBLICIDADE

A PGR pediu ao Supremo que autorizasse a realização de diligências com delatores e investigados no inquérito, incluindo uma oitiva com o próprio Renan Calheiros, em prazo de sessenta dias.

De acordo com a Procuradoria, foram localizados e-mails que apontam a atuação do ex-assessor de Calheiros, Bruno Mendes, como 'captador das doações' realizadas por duas empresas que integravam o consórcio que venceu a licitação do Estaleiro. Em uma das mensagens, Mendes fala sobre a possibilidade de 'prejuízo' ao senador em caso de problemas na prestação de contas.

A Procuradoria mira os repasses porque foram feitos em maio de 2010, antes do consórcio vencer a licitação e destinados ao Diretório Estadual do MDB em Alagoas, representado por Calheiros. O pagamento foi feito em duas parcelas: uma de R$ 250 mil e outra de R$ 150 mil.

Publicidade

"A partir dos depoimentos já indicados, tem-se por certo que, boa parte do dinheiro da propina era desviado no interesse dos parlamentares sob a roupagem de doação oficial", afirmou a PGR. "Os elementos de prova até então arrecadados indicam que houve o recebimento de vantagens indevidas pelo Senador da República Renan Calheiros, pelo menos no ano de 2010, pagos por empresas que formavam o consórcio para construção do Estaleiro Rio Tietê, com a intermediação de Bruno Mendes".

Renan Calheiros. Foto: Evaristo Sá/AFP

O inquérito foi aberto em março deste ano pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, a partir da delação do ex-presidente da Transpectro, Sérgio Machado, que confessou o repasse de propinas a emedebistas no Senado.

A defesa do emedebista, representada pelo criminalista Luis Henrique Machado, afirmou que a delação do ex-presidente da Transpectro é 'irresponsável'. "Mesmo gravando clandestinamente o senador Renan, ele não obteve qualquer prova, tampouco abordou o assunto sobre o estaleiro do Tietê", afirmou.

COM A PALAVRA, O CRIMINALISTA LUIS HENRIQUE MACHADO, QUE DEFENDE RENAN CALHEIROS "Mais uma delação irresponsável de Sérgio Machado. Mesmo gravando clandestinamente o Senador Renan, ele não obteve qualquer prova, tampouco abordou o assunto sobre o estaleiro do Tietê. Vale lembrar que, ao todo, são 12 processos arquivados em relação ao Senador, na sua grande maioria pautadas por delações infundadas e despidas de justa causa".

Luis Henrique Machado Advogado do Senador Renan Calheiros

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.