Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PGR diz que material entregue inicialmente pela CPI da Covid não atendia requisitos legais; senadores falam em 'subserviência' a Bolsonaro

Enquanto comissão parlamentar faz pressão por responsabilização pelas mortes da pandemia, Procuradoria-Geral da República afirma que apresentação de documentos adicionais comprova que primeira leva do material não era suficiente para análise individualizada dos indiciamentos

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Por Rayssa Motta
Atualização:

O procurador-geral da República Augusto Aras pediu arquivamento de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro. Foto: Gabriela Biló / Estadão

Após o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF) documentos adicionais contra as autoridades indiciadas pela comissão parlamentar, a Procuradoria-Geral da República (PGR) voltou a dizer nesta sexta-feira, 18, que o material apresentado inicialmente não era suficiente para uma análise individualizada dos crimes apontados.

PUBLICIDADE

A CPI da Covid aprovou o relatório final em outubro do ano passado e, no mês seguinte, entregou à PGR cópia de toda a documentação sigilosa levantada na investigação parlamentar.

A Procuradoria afirma, no entanto, que o material 'não atendia aos requisitos legais', por supostamente não apontar a 'devida correlação entre cada fato típico praticado e os documentos pertinentes'.

"O que, além de embaraçar o trabalho do Ministério Público Federal, poderia prejudicar o exercício da ampla defesa e do contraditório", diz um trecho da manifestação institucional divulgada mais cedo.

A PGR afirma ainda que, desde o fim do ano passado, vinha tentando 'garantir o adequado acesso ao material'.

Publicidade

"O objetivo dessas medidas é garantir a higidez das provas e evitar nulidades como as verificadas em situação que envolviam imputações criminais embasadas em conteúdo probatório genérico", argumenta.

Relatório final da CPI da Covid, cuja leitura se dá nesta quarta-feira, 20, conta com mais de mil páginas. Foto: Gabriela Biló/Estadão

A nota divulgada pela PGR logo provocou reação da cúpula da comissão parlamentar. Os senadores dizem que entregaram um 'vasto conjunto probatório' e que o Ministério Público Federal 'protela, sem qualquer justificativa republicana, a etapa de abertura dos inquéritos criminais para que se possa aprofundar as investigações'.

"A Procuradoria-Geral da República, nesta sexta-feira (18), demonstrou mais uma vez a sua subserviência ao Presidente da República e seu descaso com a apuração dos graves crimes revelados pela CPI da Pandemia da Covid-19. Além de prevaricar no seu dever constitucional, a PGR falta com a verdade em sua nota", rebatem.

Desde que a comissão parlamentar foi encerrada, os senadores que encabeçaram a investigação têm se movimentado para impedir que o trabalho desenvolvido ao longo de seis meses vá parar na gaveta dos órgãos de investigação sem a devida responsabilização pelas mortes da pandemia.

Publicidade

Na ofensiva mais recente, os parlamentares ameaçaram protocolar um pedido de impeachment contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, se ele não encaminhar uma decisão sobre o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras autoridades denunciadas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.