PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF prende universitária em Curitiba que transportava maconha para pagar formatura

Universitária foi detida em fevereiro na Operação Degree, que mira organização que usava estudantes para levar a droga comprada no Paraguai até distribuição no Uruguai, passando pelo Brasil; cinco foram presos em flagrante no Rio Grande do Sul e no Paraná

Foto do author Pepita Ortega
Por Pepita Ortega
Atualização:

Apreensão do dia 12 de fevereiro. Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu na tarde desta terça, 10, em Curitiba, dois integrantes de um grupo que traficava drogas usando estudantes universitárias para o transporte de maconha. Segundo a PF, a operação foi denominada Degree por causa de informações que indicam que uma universitária presa em flagrante no dia 12 de fevereiro utilizaria o dinheiro recebido com o transporte da droga para o pagamento da formatura.

PUBLICIDADE

A apuração teve início logo após a prisão da universitária em questão, indicou a PF, quando foi identificado que a organização comprava maconha no Paraguai para distribuir no Uruguai, usando o Brasil como rota de transporte.

Segundo a corporação, há indícios de que o grupo tenha transportado mais de duas toneladas da droga entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.

Ao todo, cinco pessoas foram presas em flagrante no Rio Grande do Sul e no Paraná durante as investigações.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu dois carregamentos do grupo em Santana do Livramento. Em 23 de setembro de 2019 a PRF interceptou uma carga de 233 quilos e em 12 de fevereiro de 2020 pegou mais 173 quilos no porta malas de um carro.

Publicidade

Na última segunda, 9, agentes da PF e da PRF apreenderam carga de 88 quilos de maconha pertencente ao grupo após abordarem um veículo na BR-476, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Dois homens, um de 36 anos, o outro de 44, e uma mulher, de 23, foram presos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.