PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF prende russo em Cumbica por maus tratos a cão e gatos

Passageiro de 43 anos desembarcou de voo da Bulgária no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos trazendo os bichos na bagagem 'em condições insalubres' e sem documentação legal

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo e Julia Affonso
Atualização:

 Foto: PF

A Polícia Federal prendeu um passageiro russo no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos por maus tratos da animais. O homem, de 43 anos, desembarcou de voo procedente da Bulgária trazendo na bagagem um cão da raça Pekingese e três gatos Maine Coon 'em condições insalubres' e sem a devida documentação legal que autorizasse o ingresso dos animais no País. Os policiais foram acionados por servidores da Receita Federal e Vigiagro.

Segundo a PF, o homem teria tentado burlar a fiscalização, dirigindo-se ao canal de inspeção 'nada a declarar', mas foi selecionado pelos servidores da Receita para uma entrevista.

Dentro de uma caixa, própria para acondicionar um único animal, cheirando a urina e com fezes, foram encontrados três gatos. Em uma outra caixa estava o cãozinho.

 Foto: PF
 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A PF foi informada que o valor dos animais apreendidos é de aproximadamente R$ 30 mil e que o mesmo passageiro já havia sido flagrado anteriormente com outros três bichanos anestesiados em sua bagagem.

O preso disse ter trazido os animais para serem entregues a compradores no Brasil e que eles o estariam aguardando no desembarque.

Publicidade

Uma equipe de federais fez buscas no saguão e localizou os supostos compradores, uma brasileira e um alemão, que foram conduzidos à Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional em Guarulhos. Eles disseram aos policiais que 'desconheciam a condição de maus-tratos a que os animais estavam submetidos'.

A PF informou que os animais foram entregues a depositários fiéis e o russo será encaminhado ao presídio estadual onde permanecerá à disposição da Justiça, respondendo pelos crimes de falsidade ideológica, maus-tratos e descaminho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.