Paulo Roberto Netto
23 de novembro de 2020 | 19h19
A Polícia Federal prendeu nesta segunda, 23, o italiano Roberto Guerini, procurado pela Interpol por fraudes milionárias no país europeu. O foragido foi localizado na zona rural de Sirinhaém (PE), a 78 quilômetros de Recife.
A ordem de prisão foi assinada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Guerini é acusado de integrar organização criminosa na Itália voltada fraudes contra o governo e compensação falsa, o que corresponderia no Brasil aos crimes de estelionato e sonegação fiscal. O italiano teria participado de esquema de fraude de 500 milhões de euros (cerca de R$ 3,2 bilhões) entre 2016 e 2019.
Polícia Federal cumpriu mandado de prisão expedido pelo ministro Edson Fachin na zona rural de Sirinhaém, no interior de Pernambuco. Foto: PF / Divulgação
A PF localizou Guerini após o nome do italiano ser inserido na difusão vermelha, classificação da Interpol aplicada a pessoas de alto grau de periculosidade.
Além do mandado de prisão, Fachin também abriu processo de extradição contra o italiano, que deverá ficar em um presídio até ser entregue à Justiça italiana.
Assista abaixo o momento da prisão:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.