Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF prende ex-governador do Amazonas por desvios na saúde

José Melo (PROS) foi detido em regime temporário na 3ª fase da Operação Maus Caminhos

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

José Melo. Foto: Valdo Leão / Secom AM

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 21 , o ex-governador do Amazonas Jose Melo (PROS) por suposto envolvimento em desvios de recursos públicos na área da Saúde. A prisão de melo é temporária. Ele é o principal alvo da Operação Estado de Emergência, terceira fase da Operação Maus Caminhos. Os investigadores atribuem a ele papel importante no núcleo político de organização criminosa.

PUBLICIDADE

A Operação Maus Caminhos é uma investigação conjunta da PF, Procuradoria da República e do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

Segundo a investigação, Melo 'recebia vantagens indevidas do esquema criminoso, o que gerava acréscimos patrimoniais e movimentações financeiras incompatíveis com a renda'.

a PF cumpre, além da prisão temporária de Melo, outros 7 mandados de busca e apreensão em Manaus e também no município de Rio Preto da Eva.

A Operação Estado de Emergência, deflagrada nesta quinta, 21, recebeu este nome, segundo a PF, por ser 'uma referência à situação de calamidade pública que se encontrava a prestação de serviços de saúde no Estado'.

Publicidade

Em 31 de agosto de 2016, o então governador decretou estado de emergência econômica na saúde do Amazonas, um mês antes da deflagração da primeira fase da Operação Maus Caminhos.

Na ocasião, Melo criou o Gabinete de Crise, composto pelas secretarias estaduais de Saúde, Casa Civil, Fazenda e Administração e Gestão.

Segundo a PF, os secretários destas Pastas foram presos na Operação Custo Político, 2ª fase da Maus Caminhos, deflagrada no último dia 13.

Os investigadores descobriram o suposto envolvimento do ex-governador com o 'avanço da investigação'.

A PF diz que 'o chefe maior do Executivo estadual recebia pagamentos periódicos dos membros da organização criminosa'.

Publicidade

Na primeira fase da operação, a PF, Procuradoria e a Controladoria descobriram que a organização desviava recursos da saúde por meio de contratos da Secretaria da área com o Instituto Novos Caminhos (INC) para a gestão de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Manaus e Tabatinga e um centro de reabilitação para dependentes químicos em Rio Preto da Eva. As fraudes somavam mais de R$ 110 milhões e 'contavam com o envolvimento de agentes públicos e privados'.

A segunda etapa da Maus Caminhos, denominada Custo Político, chegou a 'novos agentes públicos' supostamente envolvidos nas irregularidades, incluindo ex-secretários do Amazonas. A investigação revela que os ex-secretários 'utilizavam prerrogativas para dar prioridade e agilidade nas liberações de recursos para a organização social INC, 'mediante atos de ofício e em troca de vantagens indevidas'.

COM A PALAVRA, A DEFESA

A reportagem está tentando contato com a defesa do ex-governador. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.