PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF prende assessor de prefeito por ameaças a testemunhas e oferta de dinheiro e cargos

Investigação mostra que Odair Maciel de Oliveira, o 'Arapinha', assessor de Obras do município de General Salgado, a 545 quilômetros de São Paulo, preso nesta quinta, 1, oferecia empregos na prefeitura e valores em troca de depoimentos alterados à Justiça

Foto do author Pepita Ortega
Por Pepita Ortega
Atualização:

A entrega da cidade de General Salgado. Foto: Google Maps

A Polícia Federal prendeu preventivamente, na tarde desta quinta, 1, Odair Maciel de Oliveira, assessor de Obras da prefeitura de General Salgado, no interior de São Paulo. O funcionário, conhecido como 'Arapinha', teria ameaçado e oferecido dinheiro e cargos para que testemunhas modificassem seus depoimentos e mentissem na Justiça Federal em processo contra o prefeito da cidade, indica a PF.

PUBLICIDADE

Leandro Rogério de Oliveira (PR), atual gestor de General Salgado, município a cerca de 545 km da capital paulista com pouco mais de 10 mil habitantes, é réu em uma ação eleitoral de suposta compra de votos nas eleições 2016 que tramita perante o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

A ordem de prisão de 'Arapinha' foi expedida pela 1.ª Vara da Justiça Federal de Jales, com base em solicitação do Ministério Público Federal e da PF.

Documento

A Decisão

A investigação aponta que 'Arapinha' procurou uma testemunha no processo e a ameaçou caso não assinasse uma mudança em seu depoimento. Segundo a vítima, o acusado lhe disse ao telefone que o marido e o filho dela poderiam 'perder o serviço ou pode acontecer algo pior'.

Publicidade

Segundo os autos do processo, 'Arapinha' teria ainda oferecido, para outras três testemunhas, dinheiro ou cargos na prefeitura em troca de que mentissem ou se omitissem em seus depoimentos à Justiça.

Ao determinar a prisão preventiva de Odair 'Arapinha', o juiz federal Bruno Valentim Barbosa indicou que a medida seria necessária para a garantia da ordem pública, uma vez que 'há indícios da prática dos crimes de corrupção de testemunha e ameaça de testemunha' - cujas penas variam de 1 a 4 anos de prisão.

O juiz destacou que Odair 'Arapinha' se utiliza 'da ascendência que tem na cidade e de dinheiro para subornar pessoas a realizar práticas escusas, com vistas a influenciar o conteúdo de autos que ainda se encontram pendentes de julgamento final na Justiça Eleitoral'.

"Não há como duvidar de que, quem venha a ameaçar testemunhas no curso do processo, para que pratique crime em troca de vantagens, ofereça grave risco à ordem pública, se solto", afirmou o magistrado na decisão.

COM A PALAVRA, A PREFEITURA DE GENERAL SALGADO

Publicidade

A reportagem buscou contato, por e-mail, com a prefeitura de General Salgado. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.