Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF põe Coroa nas ruas contra a distribuição de cocaína e maconha

Operação deflagrada nesta terça-feira, 29, desarticula grupo que repassava toneladas de drogas em Caxias do Sul (RS), Ponta Porã (MS) e na capital paraguaia

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Por Luiz Vassallo e Julia Affonso
Atualização:

 Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 29, a Operação Coroa, para desarticular grupo criminoso responsável pela distribuição de drogas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. A pedido da PF, a Justiça Federal expediu sete mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul (RS) e Ponta Porã (MS), e na capital do Paraguai.

PUBLICIDADE

A Operação foi denominada 'Coroa' por causa da admiração que um dos investigados demonstra por esse objeto, expressada através de tatuagens e imagens espalhadas por seu corpo.

A investigação identificou que a organização criminosa adquiria cocaína diretamente de um narcotraficante brasileiro que está preso no Paraguai por crimes praticados naquele país. A droga entrava no Brasil por Ponta Porã para ser comercializada na região da Serra Gaúcha.

O narcotraficante preso no Paraguai já foi investigado e responde a processos decorrentes de quatro operações da PF no Rio Grande do Sul - Operações Matriz, Panóptico, Suçuarana e Argus.

Publicidade

 Foto: PF

Três processos para sua extradição estão em tramitação.

Durante as investigações, iniciadas em março, foram apreendidas mais de 4,6 toneladas de drogas - cocaína e maconha -, em ações realizadas em Veranópolis (RS), Maringá (PR) e Campo Grande (MS).

Dois caminhões e um automóvel utilizados no transporte também foram apreendidos e três homens presos em flagrante. Estima-se que o lucro obtido a cada carga de cocaína transacionada chegue a R$ 500 mil. Os investigadores dizem que os líderes do grupo tinham uma vida de 'ostentação'.

Com a deflagração da Operação Coroa, a Polícia Federal também executa o bloqueio das contas bancárias de seis investigados e o sequestro de 13 veículos, entre automóveis e caminhões.

"Além da repressão ao tráfico de drogas, a ação busca a diminuição da violência na fronteira Brasil-Paraguai, resultante da disputa entre facções pelo controle do tráfico de drogas na região", informou a PF.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.