PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF pede continuidade de investigações contra Anastasia

PGR pediu para arquivar denúncia contra tucano sem esperar conclusão de apuração

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

Antônio Anastasia. Foto: Fábio Motta/Estadão

Atualizada às 15h08

PUBLICIDADE

Por Andreza Matais, Talita Fernandes e Beatriz Bulla, de Brasília

A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a continuidade das investigações envolvendo o ex-governador e senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) com base em provas colhidas no inquérito aberto pela Corte.

No último dia 27 de agosto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF o arquivamento da investigação por falta de provas, mas segundo investigadores da PF ele tomou essa decisão sem aguardar a conclusão das diligências pela PF que haviam sido determinadas pelo ministro Teori Zavascki.

Segundo investigadores da PF, novos documentos supostamente trazem outros elementos ao caso.

Publicidade

PF encaminha ao Supremo dados novos sobre caso de Anastasia na Lava Jato

Janot argumenta que Youssef não confirmou versão sobre Anastasia na Lava Jato

Na conclusão do inquérito, a PF informa que encontrou novos elementos que podem comprovar as informações do policial federal Jayme Careca, que disse em depoimento ter entregue dinheiro a uma pessoa que se parecia com Anastasia numa casa em Belo Horizonte. Ao pedir o arquivamento sem aguardar a conclusão do inquérito, Janot não tinha essa informação para tomar sua decisão.

O pedido da PF para continuar investigando Anastasia expõe divergências nos métodos de apuração das duas instituições.

As denúncias do procurador-geral da República contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Fernando Collor (PTB-AL) também foram apresentadas antes mesmo da conclusão das diligências pela PF.

Publicidade

A PGR afirma que esse é um procedimento usual, mas não apresentou dados para demonstrar quantas vezes na gestão Janot denunciou antes da conclusão das investigações pela PF, solicitados pelo Estado há semanas.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

O material enviado pela PF ao Supremo tem origem em uma denúncia feita por uma "cidadã comum" ao gabinete pessoal da Presidência da República, em janeiro deste ano. Na denúncia, a autora descreve uma residência na qual um dos mensageiros do doleiro Alberto Youssef teria efetuado um pagamento em dinheiro a um político que a PF investiga se é Anastasia. A denúncia relaciona o endereço descrito pelo ex-policial federal Jayme Alves de Oliveira (conhecido como Careca) para suposta entrega de dinheiro a pessoa "parecida" com o tucano a um imóvel pertencente a um engenheiro de Belo Horizonte.

Janot pede mais prazo para investigar Renan, Lobão e outros sete políticos

Embora a autora pedisse anonimato ao Palácio do Planalto, o nome dela é identificado na denúncia, encaminhada ao Ministério da Justiça e à PF. O Estado apurou que a denunciante já trabalhou na secretaria de Planejamento do governo de Minas Gerais, ainda na gestão tucana, encerrada em 2014.

No relatório da PF são citados dois endereços para a suposta casa onde o dinheiro teria sido entregue ao senador. Ambos no bairro de Belvedere, em Belo Horizonte, distantes cerca de 800 metros. Além da residência apontada pela denunciante, em uma primeira apuração, a PF chegou a um imóvel que pertenceria a um funcionário da Assembleia Legislativa de Minas. No relatório, é sugerida "a existência de relevantes vínculos entre os atuais e antigos moradores da residência localizada na av. José Maria Alkimim, 876, bairro Belvedere, Belo Horizonte/MG, e o grupo de sustentação política do senador Antonio Augusto Junho Anastasia".

Publicidade

COM A PALAVRA, A DEFESA

Para Maurício Campos, advogado de Anastasia, é "absurdo casuísmo" a juntada de diligências que "sequer constavam do relatório parcial do delegado do caso" em junho. O advogado classifica como "estranho" o fato de a denúncia ser "tão antiga" quanto a instauração do inquérito, do início do ano. "As tentativas de vinculação de endereços e residências no bairro Belvedere, (na zona sul da capital mineira), com o senador Anastasia são especulações sem nenhum compromisso com a verdade, que tentam dar sobrevida a um procedimento que jamais deveria ter sido instaurado contra ele", disse Campos. A assessoria do senador disse ainda que "confia no arquivamento solicitado pelo procurador-geral e pelo seu acolhimento pelo Supremo".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.