Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF indica 10 para periciar sistemas de propina da Odebrecht

Material está ‘sob a guarda’ da Procuradoria-Geral da República

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso e Ricardo Brandt
Atualização:

Sede da Odebrecht em São Paulo. Foto: JF Diorio/Estadão

O delegado Igor Romário de Paula, da Polícia Federal, indicou ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, nesta segunda-feira, 2, dez peritos para vistoriar os sistemas eletrônicos Drousys e My Web Day, usados pelo Grupo Odebrecht para lançamentos na contabilidade informal de pagamento de propina. O material está 'sob a guarda' da Procuradoria-Geral da República.

PUBLICIDADE

"Trata-se de equipe formada por peritos de contabilidade e informática que permitirá não apenas a análise completa do sistema, bem como a extração adequada dos dados. Os exames serão iniciados tão logo o material seja disponibilizado pelo Ministério Público Federal", informou o delegado.

A perícia foi uma solicitação da defesa do ex-presidente Lula, em ação penal sobre supostas propinas da Odebrecht, incluindo um terreno que abrigaria a sede do Instituto Lula - na Rua Haberbeck Brandão, 178 - e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP), anexo ao imóvel onde mora o petista. Lula nega as acusações.

Planilha de 'contas mensais' apreendida na casa de Lula não registra aluguel de apartamento

Herdeira de apartamento em nome de primo de Bumlai diz que venda era para Lula

Publicidade

+ Glaucos pede a Moro que intime hospital a apresentar registros de visitas de contador 

A ordem de Moro para que a PF pericie os sistemas foi tomada no dia 13 de setembro. Na quinta-feira, 28, Moro solicitou à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, acesso ao material. "A perícia servirá para extrair do sistema apenas eventuais lançamentos e documentos relacionados com o objeto específico desta ação penal, sem afetação de outras investigações ou ações penais ou material relativo a autoridades com foro por prerrogativa de função", informou o juiz da Lava Jato.

"Como, em princípio, parte do material estaria, segundo o Ministério Público Federal local, sob a guarda da Procuradoria Geral da República, solicito, respeitosamente, à V.Ex.ª, que seja disponibilizado, se necessário e da forma possível, aos peritos da Polícia Federal e assistentes técnicos o acesso a ele, para o fim de realização da perícia."

OUTRAS DO BLOG: + Presidência pagou R$ 190 mil de aluguel do apartamento atribuído a Lula

Em anotação, operador cita amizade com Renan e conta de offshore na Alemanha

Carta ao PT foi escrita à mão por Palocci do cárcere

Publicidade

Ao ordenar a perícia, o juiz da Lava Jato formulou quatro quesitos judiciais. Na lista estão: descrição geral do que tratam os sistemas Drousys e MyWebDay utilizados pelo Grupo Odebrecht e disponibilizados ao Ministério Público Federal, inclusive quanto ao seu funcionamento; se é possível garantir a autenticidade dos arquivos eletrônicos ou sistemas disponibilizados ao Ministério Público Federal, com a data de sua produção e informações sobre eventuais alterações posteriores solicita-se que seja verificado se o material contém documentos ou lançamentos que possam estar relacionados com o objeto da presente ação penal, a aludida aquisição do prédio na Rua Haberbeck Brandão, 178, e caso positivo para que sejam identificados e apresentados em laudo; e que seja verificado se os materiais já juntados aos autos pelo Ministério Público Federal e pela defesa de Marcelo Bahia Odebrecht encontram-se no sistema e se é possível relacioná-los à aludida aquisição do prédio na Rua Haberbeck Brandão, 178.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.