PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF foi ao Banco Central na Operação Conclave

Instituição não está sob investigação; agentes e delegados da Operação Conclave foram à sede do Bacen em Brasília exclusivamente atrás de documentos sobre aquisição de ações do Banco Panamericano pela CaixaPar

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Fabio Fabrini , Julia Affonso , Fausto Macedo e de Brasília
Atualização:

Banco Central. Foto: André Dusek/Estadão

A Polícia Federal fez buscas nesta quarta-feira, 19, na sede do Banco Central, em Brasília. Agentes e delegados federais da Operação Conclave estavam atrás de documentos sobre a aquisição possivelmente fraudulenta de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A. (CaixaPar). O Banco Central não é investigado.

PUBLICIDADE

Como gestor do sistema financeiro, o Banco Central mantém arquivos e registros oficiais da compra das ações. A PF foi em busca exclusivamente desses papeis para anexar a documentação ao inquérito da Conclave.

O inquérito instaurado na Conclave apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal em suposta gestão fraudulenta, além de investigar possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes.

COM A PALAVRA, O BANCO CENTRAL

Na manhã desta quarta-feira (19/04), a Polícia Federal solicitou ao Banco Central, como regulador do sistema financeiro nacional, informações relativas à aquisição de ações do banco Panamericano pela CaixaPar, as quais foram prontamente repassadas.

Publicidade

COM A PALAVRA, BTG PACTUAL

Esclarecimento BTG Pactual

O BTG Pactual, tendo em vista as notícias divulgadas na manhã de hoje sobre uma operação da Polícia Federal relativa à aquisição de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações - CAIXAPAR em 2009, esclarece que:

(i) O BTG Pactual não foi parte ou teve qualquer envolvimento na compra de participação do Banco Panamericano pela CAIXAPAR em 2009;

(ii) o BTG Pactual foi requisitado a apresentar documentos referentes ao seu investimento no Banco Panamericano que foi realizado em 2011. Estes documentos já estavam disponíveis no Banco Central do Brasil;

Publicidade

(iii) a transação do BTG Pactual foi feita em 2011 com o então controlador, Grupo Silvio Santos, cuja venda foi definida no contexto das dificuldades enfrentadas pelo Banco Panamericano à época. Assim não houve qualquer compra, pelo BTG Pactual, de ações de emissão do Banco Panamericano de titularidade da CAIXAPAR.

Atenciosamente, BTG Pactual

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.