PF faz operação ‘O Sonho Americano’ para pegar coiotes que mandaram mais de 500 brasileiros ilegais para os EUA

PF faz operação ‘O Sonho Americano’ para pegar coiotes que mandaram mais de 500 brasileiros ilegais para os EUA

Policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Rondônia e Mato Grosso e apreenderam celulares, computadores e documentos; brasileiros entravam no país americano via fronteira com o México

Redação

30 de novembro de 2020 | 15h03

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 30, a operação ‘O Sonho Americano‘ para aprofundar uma investigação sobre a promoção da migração ilegal, o chamado contrabando de pessoas, aos Estados Unidos.

Os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres (MT). Durante as diligências, foram apreendidos celulares, computadores e documentos.

Até esta primeira etapa ostensiva, os investigadores haviam identificado a ação de um grupo de pessoas, conhecidas como ‘coiotes’, responsáveis por promover a entrada ilegal de mais de 500 brasileiros nos Estados Unidos através da fronteira com o México. A expectativa é que o material apreendido hoje ajude a aprofundar as apurações.

Grupo investigado teria mandado mais de 500 brasileiros aos Estados Unidos através da fronteira com o México. Foto: lARIANA DREHSLER/AFP

Pelo esquema investigado, os brasileiros interessados em entrar ilegalmente no país americano pagavam os coiotes em troca de todas as providências de logística, desde o território nacional até o destino final.

Caberá à Polícia Federal encaminhar uma representação do Brasil aos organismos policiais internacionais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.