Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF faz buscas contra Alberto Beltrame em nova fase da investigação sobre fraudes na compra de respiradores no Pará

Operação Matinta Perera - segunda etapa da Operação Para Bellum - vasculha nesta terça-feira, 23, endereços ligados ao secretário de Saúde do governo Helder Barbalho

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Operação Matinta Perera. Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça, 23, a Operação Matinta Perera - segunda fase da Operação 'Para Bellum' que investiga supostas fraudes na compra de R$ 50 milhões em respiradores pulmonares no Pará - e mira endereços ligados ao secretário de Saúde do Estado Alberto Beltrame. Segundo a corporação, a nova ofensiva tem o objetivo de colher mais elementos sobre a participação de Beltrame nos fatos sob apuração e 'verificar se há compatibilidade entre seu patrimônio e rendimentos'.

PUBLICIDADE

Cerca de 25 agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Xangrilá, no Rio Grande do Sul. As ordens foram expedidas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça.

Em um dos endereços vasculhados pela PF foram encontradas diversas obras de arte, como por exemplo um quadro assinado pela pintora Djanira da Motta e Silva. Segundo a corporação, os objetos ainda vão passar por avaliação.

Em nota, Beltrame sinalizou que as obras de arte encontradas em seu apartamento em Porto Alegre foram adquiridas antes de ele assumir o cargo na Secretaria de Saúde do Pará e são 'fruto de 35 anos de trabalho'. " Todo o meu patrimônio é absolutamente compatível com a renda que auferi com meu trabalho ao longo deste tempo", declarou.

A Para Bellum, primeira fase das investigações, foi desencadeada no último dia 10 e fez 23 buscas em seis Estados e no Distrito Federal. Entre os alvos dos mandatos estavam endereços do governador do Estado Helder Barbalho e de Beltrame, que também é presidente Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde.

Publicidade

Em nota, a PF informou que o nome da operação desencadeada nesta manhã, Matinta Perera, faz referência a um personagem do folclore brasileiro, mais precisamente na Região Norte do país.

"Trata-se de uma bruxa velha que à noite se transforma em um pássaro agourento que pousa sobre os muros e telhados das casas e se põe a assobiar, e só para quando o morador, já muito enfurecido pelo estridente assobio, promete a ela algo para que pare (geralmente tabaco, mas também pode ser café, cachaça ou peixe). Assim, a matinta para e voa, e no dia seguinte vai até a casa do morador perturbado para cobrar o combinado. Caso o prometido seja negado, uma desgraça acontece na casa do que fez a promessa não cumprida", contou a corporação.

COM A PALAVRA, ALBERTO BELTRAME

"Esclareço que as obras de arte que estão no meu apto em Porto Alegre são fruto de 35 anos de trabalho. Todas elas foram adquiridas antes de minha gestão como Secretário de Saúde no Pará. Algumas obras são cópias e as que têm valor foram declaradas no meu imposto de renda. Foram pagas com transferências bancárias e tenho suas notas fiscais. Todo o meu patrimônio é absolutamente compatível com a renda que auferi com meu trabalho ao longo deste tempo. Por fim, informo que os valores pagos pelos respiradores no estado do Pará foram integralmente devolvidos aos cofres do estado."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.