Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF descobre fraudes de R$ 3 milhões por vírus na internet

Operação Captura barra organizações que se valiam de vírus hospedados nos computadores de clientes da Caixa e de outras instituições para acessar dados das vítimas; agentes cumprem 21 mandados de prisão e 23 de buscas em São Paulo, Mogi das Cruzes, Santana de Parnaíba, Ferraz de Vasconcelos e Praia Grande

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo
Atualização:

 Foto: Reprodução/Sindicato dos Delegados da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 22, a Operação Captura, resultado de investigação sobre fraudes bancárias realizadas pela internet que causaram prejuízo superior a R$ 3 milhões em diversas instituições financeiras, inclusive a Caixa Econômica Federal.

PUBLICIDADE

Segundo a PF, por meio de "malwares" (tipo de vírus) hospedados nos computadores de clientes bancários, os fraudadores capturavam os dados das vítimas, especialmente agência, conta e dados cadastrais. O golpe tinha sequência pelo telefone. Muitas vezes se passando por funcionários do atendimento do próprio banco entravam em contato com clientes, para obter as senhas e códigos das vítimas.

[veja_tambem]

Uma vez acessados os dados pessoais das vítimas, os fraudadores imediatamente acessavam a conta do cliente por meio do canal "internet banking". Eram realizadas transferências bancárias e pagamentos de multas e impostos relacionados a veículos.

A PF informou que até agora foi possível constatar a existência de pelo menos duas organizações criminosas dedicadas às mais variadas modalidades de fraudes bancárias, tais como clonagem de cartões bancários (crédito e débito), subtração de valores de contas bancárias pela internet, desvio de cartões bancários nos Correios com a colaboração de carteiros, uso de empresas e de suas respectivas máquinas (POS) e contas bancárias para pagamentos fraudulentos com os cartões, utilização de contas de terceiros, para destinação dos valores das fraudes falsificação de cheques e fraudes em financiamentos bancários.

Publicidade

A operação desta quinta tem como objetivo a execução de 18 mandados de prisão preventiva, 3 de prisão temporária e 23 mandados de busca e apreensão, realizados nas cidades de: São Paulo, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Santana do Parnaíba e Praia Grande.

A PF apreendeu mídias, smartphones, cartões bancários, cheques, boletos bancários e outros documentos relacionados a dados bancários de clientes da Caixa Econômica Federal e de outras instituições financeiras.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.