PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF deflagra nova fase da Mar de Lama para prender 20 por fraude

É a terceira fase da operação que tem como alvo 17 servidores afastados das funções; federais cumprem mandados em Belo Horizonte, Governador Valadares e Nova Lima

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

 Foto:

A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle e Polícia Militar de Minas Gerais, deflagrou nesta quinta-feira, 19, a terceira fase da Operação Mar de Lama 'com o objetivo de dar continuidade à repressão aos diversos crimes contra a administração pública na cidade de Governador Valadares/MG'.

PUBLICIDADE

Cerca de 100 policiais federais, 66 Policiais Militares e 6 Servidores da Controladoria-Geral da União cumprem 61 ordens judiciais, sendo 5 de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 21 de busca e apreensão e 3 de sequestros de bens imóveis, além de 17 suspensões do exercício de função pública. Essas suspensões atingem servidores públicos que atuam na Prefeitura e Câmara Municipal de Governador Valadares, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e na Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Nova Lima e Governador Valadares.

Nesta terceira fase da Operação Mar de Lama estão sendo apurados os atos praticados no âmbito da competência da Justiça Estadual, que foram repassados pela Justiça Federal, informou a PF.

Os presos serão ouvidos na Delegacia da Polícia Federal e, posteriormente, encaminhados ao Presídio Regional de Governador Valadares.

Os autores, nas medidas de suas participações, responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude à licitação, advocacia administrativa e de organização criminosa. As penas culminadas podem superar 700 anos de prisão.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.