PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Sérgio Cabral é preso na Operação Calicute, nova fase da Lava Jato

Em nota, a PF informou que a investigação identificou fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes estatais, incluindo o ex-governador do Rio

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Fausto Macedo , Ricardo Brandt e Mateus Coutinho
Atualização:

Sérgio Cabral e colegas de Governo em Paris. Fotos: Reprodução Foto: Estadão

A Polícia Federal, com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, deflagram nesta quinta-feira, 17, a Operação Calicute com o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões. O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foi preso preventivamente. O peemedebista estava em sua casa, no Leblon, e foi levado pela PF sob gritos de 'ladrão'.

PUBLICIDADE

Em nota, a PF informou que a apuração em curso identificou fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes estatais, incluindo um ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, além de outros fatos.

Duzentos e trinta policiais federais cumprem 38 mandados de busca e apreensão, 08 mandados de prisão preventiva, 02 mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, bem como 14 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 01 mandado de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

São investigados os crimes de pertencimento à organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, entre outros. Também participam das diligências dezenove procuradores do MPF e cinco auditores fiscais da RFB.

A Operação Calicute é resultado de investigação em curso na força-tarefa da Operação Lava Jato no Estado do Rio de Janeiro em atuação coordenada com a força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná.

Publicidade

OS ALVOS DA CALICUTE

Decisão da 7ª Vara Federal do Rio

CONDUÇÃO COERCITIVA: Adriana de Lourdes Ancelmo Jéssica Machado Braga Rosângela de Oliveira M. Braga Ângela Fátima Sivero Garcia David Augusto Câmara Sampaio Paulo Mancuso Tupinambá Adriano José Reis Martins Jaime Luiz Martins Carlos Jardim Borges Luiz Alexandre Igayara Sônia Ferreira Baptista Luciana Rodrigues Pedro Ramos Miranda

PRISÃO TEMPORÁRIA Paulo Fernando Magalhães Pinto Gonçalves Alex Sardinha da Veiga

PRISÃO PREVENTIVA Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho Hudson Braga Carlos Emanuel de Carvalho Miranda Luiz Carlos Bezerra José Orlando Rabelo Wagner Jordão Garcia Luiz Paulo Reis

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.