PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Presidente do grupo Aliança é alvo de nova fase da Acrônimo

Polícia Federal fez busca e apreensão na residência de Elon Gomes; ação não envolve empresa

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Andreza Matais
Foto do author Beatriz Bulla
Por Fausto Macedo , Andreza Matais , Fabio Fabrini e Beatriz Bulla
Atualização:

 Foto: PF

Atualizada às 9h28

PUBLICIDADE

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 16, nova etapa da Operação Acrônimo em São Paulo e em Brasília. A ação, que cumpre mandados de busca, corre em sigilo decretado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Um dos alvos de busca é o presidente da Aliança Administradora de Benefícios de Saúde, Elon Gomes, que possui 40% das ações da empresa. Os outros 60%pertencem à Qualicorp Administradora de Benefícios S. A. A ação da PF não envolve nenhuma das duas empresas, somente o executivo.

Segundo o advogado Eduardo Toledo as buscas foram feitas na residência do empresário em Brasília, onde a PF recolheu extratos bancários, computador e telefone celular. O criminalista afirmou ainda que não conhece os termos do mandado de busca e apreensão na casa de seu cliente porque o STJ colocou sigilo por 24 horas.

Elon Gomes já foi alvo da Acrônimo, em outra etapa, na ocasião ele foi afastado do conselho de administração da Aliança, porém continua na presidência. Ele é suspeito de ter repassado dinheiro, por meio da empresa Support Consultoria, para Benedito de Oliveira Neto, o Bené, suposto operador do governador Fernando Pimentel, durante a campanha do governo de Minas Gerais em 2014.

Publicidade

Os recursos repassados pela Support Consultoria no total de R$ 750 mil foram pagos a duas consultorias Brigde e BRO. Essas empresas, conforme a PF, são de fachada. Elas também teriam sido usadas, segundo o inquérito da Acrônimo, para a venda de portarias que favoreciam montadoras de veículos no Ministério do Desenvolvimento.

A Acrônimo investiga irregularidades de campanha e suposto recebimento de propina pelo governador de Minas, Fernando Pimentel (PT-MG), quando ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A Acrônimo, desencadeada inicialmente em maio, tem também como alvos a primeira-dama de Minas, Carolina Oliveira, e o empresário Benedito Rodrigues, colaborador de campanhas de Pimentel e suspeito de desviar recursos de contratos do governo federal com suas empresas.

Pimentel é investigado por receber vantagens indevidas de empresas que mantinham relações comerciais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vinculado ao ministério do desenvolvimento, que ele comandou de 2011 a 2014.

COM A PALAVRA, A QUALICORP

Publicidade

O Grupo Qualicorp, com 18 anos de existência, esclarece que não tem nenhuma relação com as operações conduzidas pelas autoridades nesta quarta-feira (16/12) e que não foi alvo de nenhum procedimento de busca e apreensão. Como companhia de capital aberto, com milhares de acionistas no Brasil e no exterior, o Grupo repudia veementemente rumores envolvendo o seu nome sem nenhum embasamento. Esclarece também que o Grupo Qualicorp e a sua subsidiária Aliança nunca pleitearam qualquer tipo de financiamento público ou obtiveram recursos públicos para a realização de suas atividades, uma vez que estas dependem diretamente de usuários contratantes de planos de saúde.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.