PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Nova fase da Acrônimo mira em fraude em licitações da Saúde

Polícia Federal cumpre oitava etapa de investigação que aponta também para financiamento do BNDES para projetos no exterior

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

 Foto:

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 15, mais uma fase da operação Acrônimo. O objetivo desta etapa é recolher elementos que possam ajudar a esclarecer a atuação de uma organização criminosa especializada na obtenção de benefícios junto ao Governo Federal por meio de pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

PUBLICIDADE

Estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais determinados pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal, sendo 11 conduções coercitivas e nove mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

A operação está focada em dois inquéritos policiais. Um deles refere-se à cooptação e pagamento de vantagens indevidas para fraudar licitações no Ministério da Saúde, beneficiando gráfica da propriedade de um dos investigados.

O outro evento apurado é a interposição de empresa na negociação e pagamento de vantagens indevidas a agente público, para obtenção de financiamentos de projetos no exterior pelo BNDES (República Dominicana, Angola, Cuba, Panamá, Gana e México) no interesse da Odebrecht.

As ações de hoje são um desdobramento da investigação que tramita no Superior Tribunal de Justiça. O magistrado relator do caso, Ministro Herman Benjamin, determinou o encaminhamento de parte da apuração à Justiça Federal de primeira instância, por não envolver investigados com prerrogativa de foro naquela Corte.

Publicidade

A Odebrecht informou que não vai se pronunciar.

DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS POR ESTADOS

São Paulo - 1 condução coercitiva Rio de Janeiro - 5 conduções coercitivas e 4 buscas Minas Gerais - 1 condução coercitiva e 2 buscas Distrito Federal - 4 conduções coercitivas e 3 buscas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.