PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF conclui que são falsas mensagens em que Santos Cruz criticava Bolsonaro

General Santos Cruz foi demitido em junho de 2019, da Secretaria de Governo; à época, circularam as imagens de mensagens adulteradas no aplicativo WhatsApp que atribuíam a ele críticas ao presidente Jair Bolsonaro

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Luiz Vassallo
Por Fausto Macedo e Luiz Vassallo
Atualização:

General Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro-chefe da Secretaria de Governo Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Polícia Federal concluiu que são falsas as mensagens de WhatsApp que levaram à demissão do general Carlos Alberto dos Santos Cruz da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

As mensagens mostravam um diálogo crítico aos filhos de Bolsonaro e a um 'Fábio'. À época, o general chegou a afirmar que as mensagens eram falsas e que teriam ocorrido em um horário em que ele estava em voo, e não poderia, portanto, usar o aplicativo WhatsApp.

As falsas mensagens eram atribuídas a Santos Cruz e um interlocutor desconhecido, que diz: "Ele é covarde, terceiriza ataque. Idiota". Ao militar, era atribuída a mensagem: "Sim, é um imbecil, não fala na cara".

Após saber do resultado da investigação sobre as mensagens, Santos Cruz afirmou, em entrevista à GaúchaZH: "Agora é ir atrás de quem fez isso aí".

Alvo de ataques do escritor Olavo de Carvalho e do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), Santoz Cruz foi primeiro ministro militar a cair, em junho de 2019. 

Publicidade

No mês anterior à queda, olavistas passaram a se movimentar para derrubar o chefe da Secretaria de Governo.

A partir daí, as redes sociais bolsonaristas postaram a hashtag #ForaSantosCruz, que virou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Olavo de Carvalho chegou a escrever: "Controlar a internet, Santos Cruz? Controlar a sua boca, seu m..."

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.