PF apreende 15 pássaros e um estilingue

PF apreende 15 pássaros e um estilingue

Missão de combate a falsificação de anilhas de aves silvestres do IBAMA em São Paulo é desdobramento da Operação Anel Prateado

Redação

17 Junho 2015 | 13h24

Foto: PF

Foto: PF

Por Fausto Macedo e Julia Affonso

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, apreendeu 15 pássaros silvestres, a maioria deles sem anilha de identificação, uma armadilha para caça e um estilingue durante buscas na cidade de Barueri (Grande São Paulo) realizadas nesta terça-feira, 16. Uma das aves estava ‘muito doente e machucada’, informou a PF. Foram encontradas uma munição de fuzil e outras de festim.

Armadilha e estilingue apreendidos. Foto: PF

Armadilha e estilingue apreendidos. Foto: PF

 

A ação é desdobramento da Operação Anel Prateado, deflagrada pela PF em julho de 2014, ocasião em que foi presa uma pessoa que falsificava anilhas do Ibama. Nessa etapa da investigação a PF quer coibir a falsificação de anilhas de identificação de aves e inserção de dados falsos nos sistemas de criadores amadores de pássaros silvestres do Ibama.

Foto: PF

Foto: PF

Nas buscas em Barueri, apenas familiares do investigado estavam no local. Ele será intimado para prestar esclarecimentos e será autuado pela PM Ambiental pela posse das aves irregulares.

Além do crime de posse irregular de animais silvestres, o investigado responderá pelo crime de maus-tratos, de falsificação de anilhas e pela posse de munição de uso restrito, crime previsto no Estatuto do Desarmamento.