Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

PF abre 4.ª fase da Hashtag contra 'célula do Estado Islâmico'

Por ordem da 14.ª Vara Criminal da Justiça Federal no Paraná, agentes cumpriram dois mandados de buscas e efetuaram duas conduções coercitivas em São Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Ricardo Brandt
Atualização:

 Foto: Reprodução/Sindicato dos Delegados da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 6, a 4ª etapa da Operação Hashtag - investigação sobre 'organização criminosa de alcance internacional, como célula do Estado Islâmico no país'. Desde que a Hashtag foi aberta, a PF já prendeu quinze suspeitos.

PUBLICIDADE

Nesta nova fase foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, um na cidade de São Paulo, outro no interior do Estado.

A 14.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, que autorizou a deflagração da Hashtag, não informou os nomes dos alvos da 4.ª etapa 'para preservar o andamento das investigações'.

A primeira fase da Hashtag foi desencadeada no dia 21 de julho, a poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.

Segundo a Polícia Federal, o grupo tinha planos de praticar atentados. Na ocasião, doze mandados de prisão temporária com prazo inicial de 30 dias foram expedidos - prazo prorrogado até 18 de setembro. Também houve duas conduções coercitivas e cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão.

Publicidade

A segunda fase da Hashtag foi às ruas no dia 11 de agosto, quando a PF fez mais duas prisões de suspeitos de ligações com o grupo.

Na terceira etapa, de 19 de agosto, foi cumprido um mandado de prisão temporária em Brasília.

O número de investigados presos na operação, até aqui, é de 15 pessoas. Todos estão custodiados na Penitenciária Federal de segurança máxima de Campo Grande (MS).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.